Curso de extensão

Gestão de Agroindústria Familiar

  • 4 a 6/12

  • UPF Soledade

Agroindústria familiar tem o reconhecimento econômico ao se tornar responsável não apenas pela diversificação produtiva e pela ampliação da renda das famílias rurais, mas também quando os produtos beneficiados passam a atender os mercados locais e regionais, promovendo com isso a distribuição de renda nas comunidades. Constitui-se ainda numa estratégia de representação social responsável pela manutenção das famílias no campo, mas antes de tudo, pela conservação de tradições que valorizam a cultura e o saber rural.

A agroindustrialização da produção agropecuária é uma prática historicamente realizada pelas famílias rurais que, na falta de soluções tecnológicas modernas, muitas vezes a adotam como forma de garantir o aumento da durabilidade dos alimentos e o auto aprovisionamento ou para a obtenção de outros produtos..
Notoriamente,é comum haver o choque entre as tradições culturais utilizadas no preparo dos produtos da agroindústria e as normas legais em torno de sua comercialização. Quando se trata de formalização é importante identificar que a expressão engloba diferentes aspectos, sendo os principais as regularizações sanitária, ambiental e fiscal/tributária.

Objetivos

  • O curso busca capacitar os participantes para constituição e legalização de agroindústrias.

Programação

Módulo 1 - 04/12

Da Constituição:
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica?
Tributação
Inscrição Estadual
Licença Ambiental
Vigilância Sanitária

Módulo 2 - 05/12

Gestão:
Custo fixo mensal
Mão-de-obra direta
Material direto
Custo total e unitário de produção
Composição do preço de venda
Cálculo do capital de giro

Módulo 3 - 06/12

Boas Práticas Fabricação:
Conceitos e Procedimentos Para as Boas Práticas de Fabricação (BPF);
Definições
Requisitos Gerais Para Estabelecimentos Produtores e Industrializadores de Alimentos

Público-alvo

Contadores, Agricultores, Empresários de Agroindústrias.

Inscrições, investimento e funcionamento

Período de Inscrições: 1º a 22/11/2019
Período de Realização: 04 a 06/12/2019
Horário de realização: das 13h30min às 17h30min
Local: Auditório da UPF Soledade
Investimento:  R$ 50,00

Ministrantes

Fabiano Lima Webber - Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo(2003), especialização em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina(2005) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2009). Atualmente é Sócio-diretor da Esacon Assessoria Empresarial e Professor de Ensino Superior da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Maria Elena Amaral Ferreira Bueno - Contadora (CRC/RS 063077-0). Mestranda em Administração, especialista em Contabilidade e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é docente da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, custos, contabilidade gerencial, fluxo de caixa e orçamento. Desde 2013 é professora extensionista. Coordenadora de Extensão da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo, de 2016 a 2018. Coordenadora Adjunta do Curso de Ciências Contábeis no campus UPF Sarandi de 2015 a 2016 e de 2018 até o presente.

Valéria Hartmann - Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (1989), Especialização em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em 2003, Especialização em Tecnologia de Frutas e Hortaliças (2011), Mestrado em Bioexperimentação pelo Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação da UPF (2014). Atualmente é professor Adjunto I da UPF, atuando também como Coordenador do Curso de Nutrição, e faz parte do quadro de Professor Pesquisador e Extensionista. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em UAN e Técnica Dietética, atuando principalmente nos seguintes temas: Alimentação Coletiva, Alimentos, Qualidade, Boas Práticas em Serviços de Alimentação, Higiene e Cardápio.