Curso de extensão
Educação Ambiental Pós Pandemia: assessoria em elaboração de projetos
-
De 06 de novembro de 2020 a 22 de janeiro de 2021
-
das 08h às 12h
-
Google Meet/Moodle
Descrição
A pandemia de COVID-19 causada pelo Corona Vírus Disease (Sars-CoV-2), do grupo dos Coronavírus desvelou a crise humanitária em que vivemos, que não se apresenta somente pela crise econômica e de saúde, mas também a crise ambiental, pois é da relação do ser humano com a natureza que possivelmente tenha surgido o Sars-CoV-2. Inúmeras perguntas ainda devem ser respondidas, mas já temos a compreensão que a invasão de hábitats e o contato com animais exóticos podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de zoonoses, como ocorreu com a Síndrome Respiratória Aguda (SARS-CoV) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV), relacionadas à manipulação e manuseio de carne e animais vivos, como os morcegos e dromedários, respectivamente. (AMARAL, 2020)
Como esses vírus chegam até o ser humano? Ou será que é o humano quem vai ao encontro dos vírus? Os vírus não têm chegado a nós, mas sim nós chegamos a eles. Os ambientes naturais abrigam uma grande diversidade de espécies que interagem harmonicamente entre si. Plantas, animais, fungos, bactéria e vírus coexistem em uma rede complexa de interações. No entanto, quando o ambiente é perturbado, essas interações são desfeitas, e as espécies modificam seus hábitos em resposta a essa perturbação como forma de adaptação à nova realidade. (GUENTHER, 2020)
Quando invadimos uma área florestada para construirmos nossas casas, por exemplo, estamos alterando permanentemente o habitat de uma grande variedade de animais silvestres e, consequentemente, aumentando nosso contato com eles e seus vírus. Mas nós, ao contrário das espécies que convivem com os vírus ao longo de milhares de anos, não temos defesas naturais, e assim surgem as epidemias. A vida na cidade também contribui para a transmissão de doenças entre humanos, como temos observado atualmente com a COVID-19. O ar poluído, os transportes públicos lotados, as condições precárias de higiene, a má alimentação e o estresse do dia-a-dia, são fatores que aceleram o desenvolvimento dessas epidemias. (GUENTHER, 2020)
A pandemia da COVID-19 nos forçou a repensar muitos de nossos hábitos e costumes, nos fez reinventar formas de nos relacionar com o mundo e nos trouxe importantes reflexões sobre o que realmente importa para nossas vidas e sobre os resultados das nossas atitudes em relação ao meio ambiente. A educação ambiental tem um papel fundamental nesse processo de reflexão e ação, e será nossa grande aliada nessa próxima década. (GUENTHER, 2020)
Para harmonizar a convivência das relações humanas e com a natureza no Pós Pandemia serão necessárias estratégias de ações que aproximem as pessoas da natureza ao mesmo tempo que garantam a sustentabilidade dos ambientes, que melhore os ambientes urbanos e que responsabilize seus habitantes em mantê-los para o alcance de melhor qualidade de vida. Por isso, os princípios da Educação Ambiental são essenciais para a criação e aplicação de projetos que contribuam para melhorar essas relações.
Inscrições e Investimento
Data de início: 22/09/2020
Data de término: 26/10/2020
Investimento:
Público em geral: R$300,00 - podendo ser parcelado em 3x no cartão
Desconto 5% à vista: R$285,00
Período de realização
De 06 de novembro de 2020 a 22 de janeiro de 2021
Dia da semana: sexta-feira
Horário: das 08h às 12h
Local: Google Meet/Moodle
Carga horária: 40h
Programação
MÓDULO I - CONTEXTUALIZAÇÃO
1. Possibilidades de construção de diagnóstico
MÓDULO II - CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1.1 Passos do Projeto: Objetivos, Justificativa, Metodologia, Local e Parceiros, Cronograma e Orçamento
1.2 Assessoria na elaboração dos projeto.
MÓDULO III - FUNDAMENTAÇÃO
2. Como se dá a Educação Ambiental na Pós Pandemia Covid-19?
3. Política Nacional de educação Ambiental: Conceito, Princípios, Objetivos
4. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
5. Fundamentos da Educação Ambiental
6. Correntes em Educação Ambiental Lucie Sauvé
7. Análise dos projetos de Educação Ambiental
MÓDULO IV - AVALIAÇÃO PROJETO E CURSO
8. Construção de indicadores para uma avaliação qualitativa e quantitativa.
9. Avaliação do curso, ministrantes e autoavaliação.
Ministrantes
Professora Flávia Biondo da Silva
Bióloga. Graduada pela Universidade de Passo Fundo, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Técnica Responsável pelo Museu Zoobotânico Augusto Ruschi
Professor Me. Ademar Marques
Graduado em Políticas Públicas, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Passo Fundo, Secretário Executivo do Fórum Local Agenda 21
Coordenação
Flavia Biondo Da Silva - biondo@upf.br