Curso de extensão

CURSO GRATUITO - Plantas Medicinais, Aromáticas e condimentares

O Curso de Extensão em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares está inserido no contexto de uma disciplina eletiva do curso de Agronomia, com o apoio do NEA-NIPRON, e busca aqui orientar e sensibilizar, ao mesmo tempo, num espaço compartilhado na Agronomia da UPF, o (a) acadêmico (a) e o (a) cursista sobre a importância das plantas medicinais, aromáticas e condimentares, bem como as formas de manejo, oferecendo ao profissional e cidadão interessado condições de integração dessa atividade do conhecimento, tanto em sua profissão, como em seu cotidiano, visando sempre o bem-estar e a saúde.

O curso é gratuito e aborda conceito, histórico, legislação e importância do conhecimento sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares; identificação das plantas, objetivo do cultivo, manejo da produção e do armazenamento; formas de uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Apenas será cobrado o custo do certificado a quem solicitar.

Duração

Período: 15/04 a 03/06 (segundas-feiras à tarde das 14h às 17h35min)
Local: prédio da FAMV, Campus I.
Vagas: 30

Cronograma

15/04/2019 - Apresentação e intercâmbio dos participantes. Conceito (segurança alimentar, saúde coletiva, princípio da precaução), histórico, legislação e importância.

22/04 - Identificação regional de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Noções de ecofisiologia e etnobotânica em plantas medicinais.

29/04 - Aula prática no Viveiro de Mudas da UPF. Objetivo do cultivo: doméstico, comunitário e lavoura. Descrição de experiências.

06/05 - Manejo da produção: fatores ambientais (solo, clima, recursos naturais), propagação e plantio, técnicas culturais, colheita e secagem.

13/05 - Seminário de integração de saberes.

20/05 - Manejo da produção: fatores ambientais (solo, clima, recursos naturais), propagação e plantio, técnicas culturais, colheita e secagem.

27/05 - Armazenamento: embalagens, identificação e local. Formas de uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares.

03/06 - Seminário final. Discussão da temática (pelo sumário auto-didata) e propostas de Hortos comunitários.

Inscrição

Os interessados devem fazer a solicitação de inscrição pelo e-mail nea_agroecologia@upf.br.