Curso de extensão

Avaliação Psicológica do Curso de Instrutor de Trânsito - Fevereiro 2021

  • Dias 08 e 09 de fevereiro de 2021

  • UPF Campus II - Faculdade de Medicina

Descrição

Cada vez mais a segurança no trânsito e a mobilidade urbana constituem-se como temas urgentes em todo território nacional. A alarmante escalada da violência no trânsito e a morbimortalidade associada a ela, indicam tendências nada confortáveis a curto e a médio prazo segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2020 os acidentes de trânsito será a segunda causa de morte prematura no mundo (WHO apud DALMOLIN, DORING, PETUCO, 2011). No Brasil, com um dos trânsitos mais perigosos do mundo, essa tendência mostra uma face ainda mais preocupante, atingindo índices altíssimos de acidentes, com uma média de 34 mil mortos por ano e 400 mil feridos ou inválidos. Só no município de Passo Fundo entre o ano de 2000 e 2009, foram registrados 395 óbitos por acidente de transporte na população residente, desses a maioria das vítimas era do sexo masculino (79,7%) (DALMOLIN, DORING, PETUCO, 2011), segundo os dados apresentados no livro "Violência no Trânsito: Retratos de Passo Fundo".
A esses impactos negativos na saúde pública somam-se os ambientais, especialmente a poluição sonora e atmosférica provocada pelo uso de combustíveis fósseis e de outros insumos geradores de grandes quantidades de resíduos, como pneus, óleos e graxa. A estimativa de consumo de energia no conjunto de cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes chega a 10,7 milhões de TED (Tonelada Equivalente de Petróleo) por ano, sendo 75% no transporte individual e 25% no transporte coletivo. Em relação aos poluentes, estima-se uma emissão de 1,6 milhões de toneladas/ ano de poluentes locais, sendo 84% atribuída ao transporte individual. As emissões de CO2 correspondem a 22,7 milhões de toneladas/ano, sendo 66% atribuída ao transporte individual, com um custo de 4,5 bilhões de reais por ano. O aumento crescente do número de veículos impacta também na necessidade de expansão da infraestrutura urbana, que requer investimentos nem sempre suportáveis pelos orçamentos municipais.
Diante desse quadro nada alentador, o que fazer? Como pensar essa triste realidade nas dimensões da segurança do trânsito e da mobilidade urbana? Como pensar, na especificidade do objeto desse projeto, o desafio da formação de condutores a partir dos dados supracitados?
Preocupada com essa realidade global, regional e local a Universidade de Passo Fundo vem realizando importantes ações para superação desses desafios. No que tange ações de educação para o trânsito, a Universidade parte do pressuposto que devemos pensar a cidade como um território pedagógico e, por tanto, a formação dos condutores devendo estar vinculada com prática urbana renovada.
Para tanto, suas diversas ações se orientam na perspectiva de uma cidade educadora concebendo o meio urbano enquanto contexto, agente e conteúdo da educação. Os espaços formais de educação derramam-se pela cidade na mesma medida que são "invadidos" por outras instituições e ações educativas informais e não formais. A cidade se torna agente e emissora da educação (aprender com a cidade).

Inscrições

Data de início: 09/09/2020
Data de término: 02/02/2021

Investimento*

Público em geral: R$227,00,00 / podendo ser parcelado em até 4x no cartão de crédito
Desconto 5% à vista: R$215,65
*Os inscritos aptos na Avaliação Psicológica deverão realizar a inscrição para o Curso de Instrutor de Trânsito, no valor de R$1.789,00, que pode ser parcelado em até 6x no cartão de crédito
Inscrições para os aptos na avaliação: 17 a 19/02/2021
Período do curso: 22/02 a 23/04/2021

Período de realização da Avaliação

Dias 08 e 09 de fevereiro de 2021
Local: UPF Campus II - Faculdade de Medicina
Carga horária: 180h

Programação

- Fundamentos da Educação - 16 h/a
- Didática - 20 h/a
- Língua Portuguesa - 8 h/a
- Legislação de Trânsito - 32 h/a
- Direção Defensiva - 20 h/a
- Noções de primeiros socorros e Medicina de Tráfego - 12 h/a
- Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito - 12 h/a
- Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito - 8 h/a
- Noções sobre funcionamento do veículo de 2 e 4 rodas / Mecânica Básica - 8 h/a
- Prática de Direção Veicular em Veículo de Duas e Quatro Rodas - 24 h/a
- Prática de Ensino Supervisionado - 20 h/a

Ministrantes

Marcio Tascheto da Silva
Maria Olma Damo Chagas
Cassiana Grossi Sbeghen
Daniela dos Santos
Rosimar Esquizane
Hercilio Fraga Quevedo
Edimo Bancer
Marli Schmidt da Rocha
Elisabeth Foschiera

Coordenação

Escola de Extensão - divext@upf.br