Acontece na UPF

4ª Competição de Foguetes

O curso de Física da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do grupo de Astronomia, realiza a 4ª Competição de Foguetes. A final será realizada no dia 4 de junho, na UPF.

Participam da competição estudantes de ensino médio de escolas públicas de Passo Fundo e região. “O objetivo da competição é difundir o ensino de astronomia e aproximar a escola da Universidade”, salientou o professor de Física, Me. Alisson Giacomelli. 

Foguete é um veículo espacial que tem a potencialidade de se mover a altas velocidades e de atingir distâncias que vão além da atmosfera terrestre. No caso da competição, os estudantes utilizarão obrigatoriamente garrafas pet e canos de PVC para a base. O combustível será água e ar comprimido. Cada equipe deverá ser composta por no mínimo três e no máximo cinco integrantes. Entre os requisitos que também serão avaliados, estão o alcance e a precisão. “É um desafio que mostra a aplicação da física e da matemática num contexto real. Além de aprender a teoria, eles conseguirão visualizar o que estudaram. Na nossa escola, quatro turmas do ensino médio participarão da competição”, comentou a professora de Matemática da Escola Estadual Arco Verde, Arieli dos Santos.

Os professores interessados devem realizar a inscrição da escola até o dia 14 de maio. A data limite para o envio do formulário com os três grupos melhores colocados de cada escola é dia 21 de maio. A final ocorre no dia 4 de junho, no Centro de Eventos da UPF.

Confira o regulamento.