Habilitação de Médicos Veterinários para o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose - 2025

Registre seu interesse para ser informada(o) quando uma nova turma for lançada!

Cód: 917938

O curso atende a uma forte demanda, principalmente da cadeia produtiva do leite, que necessita de profissionais habilitados para o diagnóstico de duas importantes zoonoses. Nesse sentido, a formação objetiva habilitar médicos veterinários para executar o diagnóstico da brucelose e tuberculose bovina, de acordo com normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Programação
 
Presencial - Curso Medicina Veterinária e CEPAGRO
8h30min - Introdução ao PNCEBT. Giseli Aparecida Ritterbusch. 
9h30min - Apresentação teórica sobre Tuberculose: Adriana Costa da Motta.
12h - Intervalo almoço.
14h - Prática de tuberculose: Cepagro - UPF. Adriana Costa da Motta e Giseli Aparecida Ritterbusch.
 
Presencial - Curso Medicina Veterinária e Laboratório Multidisciplinar
8h30min - Apresentação teórica sobre Brucelose: Giseli Aparecida Ritterbusch.
10h - Propriedades dos testes de diagnóstico e sua aplicação em função da situação Epidemiológica (estratégias de diagnóstico e controle): Giseli Aparecida Ritterbusch.
12h - Intervalo almoço.
14h - Prática de brucelose: 4 horas. Laboratório Multidisciplinar do Hospital Veterinário UPF. Giseli Aparecida Ritterbusch e Adriana Costa da Motta.
 
Presencial - Curso Medicina Veterinária
8h30min - Apresentação sobre normas e procedimentos do PNCEBT: MV do Serviço Oficial.
12h - Intervalo almoço.
14h - Apresentação sobre normas e procedimentos do PNCEBT: MV do Serviço Oficial.
 
Presencial - Curso Medicina Veterinária e CEPAGRO
8h30min - Prática de tuberculose: 4 horas. Cepagro - UPF. Adriana Costa da Motta e Giseli Aparecida Ritterbusch.
12h - Intervalo almoço.
14h - Avaliação final: Sala de Aula - Curso Medicina Veterinária

 

Adriana Costa Mota
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, 1993) e em Ciências pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL, 1994). Possui Mestrado em Medicina Veterinária, com área de concentração em Patologia Animal pela Universidade Federal de Pelotas (1998) e Doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2008), com tese em Patologia Molecular de tumores mamários caninos. Professora da UPF desde março de 1999, nas disciplinas de Patologia Veterinária Geral, Patologia Veterinária Especial e Toxicologia (Plantas Tóxicas).
 
Giseli Riterbusch
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (2007), Mestrado em Ciência Animal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e Doutorado em Ciências (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com área de concentração em Sanidade Animal. Tem experiência principalmente nos seguintes temas: Microbiologia, Virologia e Biologia Molecular, Sanidade Animal. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde ministra as disciplinas de Microbiologia Geral, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, Suinocultura, e atua também no projeto de Extensão "Médico Veterinário e o Controle de Zoonoses".
 
Coordenação
Giseli Riterbusch
O treinamento ocorre durante uma semana (40h), dividido entre aulas teóricas e práticas, envolvendo as enfermidades Brucelose e Tuberculose, além de um módulo sobre monitoramento de Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE).
 
As aulas serão realizadas na estrutura do curso de Medicina Veterinária, da UPF, e no CEPAGRO. Campus I, em Passo Fundo - RS.

A Definir.

Alunos UPF10 %
Egresso UPF10 %
Funcionário UPF10 %
Professor UPF10 %
Público em Geral5 %