Vestibular

Vestibular de Verão: UPF Casca oferece 10 opções de cursos

28/10/2021

13:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor e Leonardo Andreoli

Novidade desta edição, sete opções são oferecidas na modalidade híbrida. Também há opções de cursos presenciais

Apresentação oficial das novidades coincidiu com o lançamento
da comemoração dos 30 anos da UPF Casca

Reconhecida como uma das melhores universidades do mundo pelo ranking internacional da Times Higher Education, a Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Casca, (UPF Casca) está com inscrições abertas para 10 cursos de graduação no Vestibular de Verão 2022. A novidade deste processo seletivo fica para as sete opções de cursos híbridos: Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Engenharia de Produção, Gestão Pública (CST), Geografia, Pedagogia e Serviço Social; além de três opções presenciais: Administração (B), Ciências Contábeis (B) e Direito (B). As inscrições podem ser feitas pelo site www.upf.br/ingresso.

A apresentação oficial das novidades coincidiu com o lançamento da comemoração dos 30 anos da UPF Casca, realizada na tarde de quarta-feira, 27 de outubro. Para o diretor Henrique Bertosso, a história do Campus é uma construção coletiva. “ A UPF Casca foi instalada por desejo da comunidade e permanecemos porque é desejo da comunidade. Nos orgulhamos da história construída e olhamos com brilho no olhar de que muito ainda será feito, especialmente com o novo formato de cursos pensados para um mundo transformado”, avaliou ao lembrar que o Campus já formou mais de 3,5 mil pessoas neste período.
  
Praticidade do remoto aliada às experiências do presencial
A Graduação Híbrida UPF apresenta a praticidade do remoto aliada às experiências do presencial. Serão aulas on-line e presenciais, com interação entre professores e estudantes, além de conteúdos para o estudante acessar de acordo com o seu próprio tempo. A ideia é proporcionar um aprendizado em rede, mas com a interação e a infraestrutura de uma grande Universidade.

A nova modalidade será oferecida em 6 polos distribuídos em toda a região, com suporte universitário, de professores e tutores especializados. Além dos sete cursos oferecidos na UPF Casca para este processo seletivo, há a opção de Arquitetura e Urbanismo, ofertado no polo Passo Fundo.

A tua ação transformadora
A campanha do Vestibular de Verão 2022 tem como tema “A tua ação transformadora” e apresenta diversos depoimentos de estudantes da UPF, que compartilham as suas vivências dentro da Universidade. Acesse os vídeos no site do Vestibular.

Todos os cursos oferecidos pela UPF passaram por reformulação de currículos

A partir do tema, a Universidade quer proporcionar aos seus estudantes vivências que transformam. E por isso, o Sense UPF, identidade de ensino da Universidade, criada recentemente, mudou a “cara” da Instituição, com currículos novos muito mais flexíveis, multidisciplinares e centrados na prática profissional e na interação com a comunidade. “A graduação da UPF propicia uma formação integral em cursos completos. É um novo jeito de fazer graduação. Os currículos foram revitalizados, com mudanças profundas, buscando aproximar cada vez mais a formação oferecida na Instituição com a almejada pelos estudantes e exigida pela sociedade e mercado de trabalho”, afirma o vice-reitor de Graduação da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou aos presentes o intenso trabalho de reformulação dos currículos de todos os cursos de graduação, bem como a reestruturação político administrativa pela qual a UPF está passando. Sobre os cursos híbridos, reiterou que a proposta busca conciliar a praticidade do remoto, com a experiência presencial pela qual a Instituição é reconhecida. Também enfatizou a oferta de mais de  200 opções de especializações e MBAs totalmente on-line, além dos presenciais e híbridos; e a atuação da Escola de Extensão.

Também estiveram presentes no evento de lançamento o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé; o presidente da Fundação UPF, Luiz Fernando Kramer Pereira Neto; autoridades políticas, representantes de entidades e da comunidade regional de Casca.

Formas de ingresso
No Vestibular de Verão da UPF, os candidatos podem escolher uma das três formas de seleção: prova de redação on-line, prova de redação presencial, no dia 13 de novembro, ou pela nota da redação do Enem de 2010 a 2020. Já o Vestibular de Medicina tem edital próprio e a forma de seleção será por prova presencial ou pela média do Enem 2019 ou 2020. Para os cursos híbridos, os candidatos podem optar pela realização de prova de redação on-line ou uso da nota da prova de Redação do Enem, entre os anos de 2010 a 2020.

Benefícios financeiros
A UPF oferece uma série de bolsas e financiamentos para os ingressantes no Vestibular de Verão 2022. Entre as opções estão o Prouni, com bolsas de 50% a 100%; Bolsa FUPF, com gratuidade de 50% em determinados cursos; Desconto Diplomados, com desconto de 25% no valor das mensalidades para alunos que já possuem um curso de graduação concluído na UPF, ou, 10% de desconto para alunos graduados em outra instituição de ensino superior; Desconto Família de 10% no valor das mensalidades para alunos do mesmo grupo familiar; e o Convênio Empresa/Associação, uma parceria com empresas para conceder benefício sobre o valor das mensalidades. A novidade é a Bolsa de Desempenho Premiado, que oferta 50 bolsas com descontos entre 5% a 15%, conforme desempenho no Enem.

Há também os programas de crédito como o Pravaler, que possibilita o parcelamento das mensalidades em um número maior de vezes, respeitando a capacidade de pagamento dos acadêmicos ao longo do financiamento, podendo-se financiar até 100% das mensalidades; e o Crédito Universitário Banrisul, que pode financiar até 100% das mensalidades, proporcionando o pagamento do curso no dobro do tempo; e o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF. 

Além disso, há o Programa Recomeçar Plus, que oferece ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído, com desconto de 50% nas mensalidades ao candidato.

Outras informações sobre bolsas e financiamento, bem como detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis no site www.upf.br/ingresso. Os benefícios financeiros para o curso de Medicina também são regidos por edital próprio, e devem ser consultados neste mesmo site.