Universidade

UPF novamente entre as melhores da América Latina

23/09/2022

17:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Levantamento feito pela QS Quacquarelli Symonds é uma das fontes mais populares de dados comparativos entre as universidades mundiais

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está entre as 14 instituições gaúchas ranqueadas pelo QS Latin America Ranking 2023, divulgado nesta semana. A UPF, que já havia sido classificada no último ano, novamente figura entre as Instituições destacadas pela publicação. Entre as universidades gaúchas classificadas, apenas a UPF e outras três Instituições subiram de classificação.

O ranking QS Top Universities Latin America é publicado desde 2004 e hoje é uma das fontes mais populares de dados comparativos entre as Universidades mundiais.  Composto por sete critérios de avaliação, a UPF teve posição destacada no impacto de suas atividades de pesquisa e publicações sempre voltadas à inovação, reflexo de um corpo docente qualificado e de uma capacidade instalada de ponta com laboratórios modernos e recursos voltados a aprimorar sempre as ações de ensino, pesquisa e extensão. Nesta edição a UPF figura na posição 251-300 entre todas as universidades avaliadas na América Latina.

Segundo a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, em face aos desafios significativos que o ensino superior vem enfrentando nos últimos anos, ver o trabalho realizado sendo mais uma vez reconhecido internacionalmente é muito gratificante. “Esse ranking é fortemente baseado em indicadores de reputação das instituições, tanto acadêmica quanto entre empregadores em conjunto com outras medidas como a rede internacional de pesquisa e a qualificação do corpo docente, por isso ter a UPF avançando entre as Universidades da América Latina é motivo de orgulho para toda a nossa Instituição e para a comunidade como um todo”, conclui.