Ensino

Semana Acadêmica movimenta estudantes e professores em Casca

11/10/2019

15:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de Direito da UPF Casca promove, até esta sexta-feira, 11 de outubro, a XVI Semana Acadêmica, o VI Colóquio de Temas que transversalizam a formação jurídica e a XII Mostra de Iniciação Científica. A abertura ocorreu na terça-feira, dia 8 de outubro.

Na quarta-feira (9), foram realizados minicursos envolvendo os temas “Processo administrativo de trânsito”, pelo técnico do Centro de Registros de Automotores (CRVA) de Casca, Mauricio Fuga, e “Direito dos refugiados no Brasil”, pela professora Dra. Gabriela Werner de Oliveira.

Ainda na quarta-feira, a programação contou com palestras que foram voltadas para o direito dos socialmente vulneráveis. O primeiro encontro versou sobre o tema “O enfrentamento à violência contra a mulher: possibilidades e desafios”, ministrado pela professora Dra. Joice Graciele Nielsson. Em seguida, o juiz de Direito Dr. José Luiz Leal Vieira debateu o tema “A responsabilidade penal juvenil no direito brasileiro”. Para encerrar os trabalhos da noite, o juiz de Direito, professor Me. Dalmir Franklin de Oliveira Junior, proferiu palestra sobre “A socioeducação por meio da arte”. 

A noite de quarta-feira contou com a participação da Banda Libertarte, formada por egressos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), bem como pelo juiz de Direito Me. Dalmir Franklin de Oliveira Junior. 

Para a coordenadora adjunta do curso de Direito da UPF Casca, professora Me. Nadya Tonial, essas atividades engrandecem o aprendizado na graduação. “Elas possibilitam aos acadêmicos o contato com as diferentes áreas de Direito, bem como a reflexão sobre aspectos polêmicos da ciência jurídica. Ainda, o debate proporciona a análise dos assuntos sob diferentes pontos de vista, que não apenas o do aluno-pesquisador”, destacou.

A programação seguiu na quinta-feira, dia 10, com a Mostra de Iniciação Científica, no turno da tarde, e com as palestras “2 anos da reforma trabalhista: de temas polêmicos ao futuro do trabalho”, ministrada pelo juiz do Trabalho e vice-presidente da Anamatra, Luiz Antônio Colussi, e “Liberdade econômica: perspectivas da MP 881/2019”, ministrada pelo advogado e deputado federal Jerônimo Goergen. 

O evento, que encerra nesta sexta-feira (11), contará ainda com o lançamento do livro “Temas controvertidos de direito e processo do trabalho: à luz do constitucionalismo contemporâneo” dos autores Paulo Henrique Schneider e André Friedrich Dorneles.

O evento é tradicionalmente organizado pelo nível X do curso de Direito e reúne todos os acadêmicos do curso, com adesão significativa da comunidade jurídica regional.