Universidade

Reitoria da UPF toma posse e apresenta novo modelo administrativo

22/07/2022

13:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti / Pedro Bregolin

Gestão com foco na governança coletiva, sustentabilidade no longo prazo, integração e modernização trouxe equilíbrio e projeção de retomada do crescimento

A Universidade de Passo Fundo (UPF) mudou para manter o posicionamento estratégico e a tradição de instituição inovadora no cenário da Educação Superior. A atualização, com transformações na gestão, metodologias de ensino e currículos, visa maior integração entre os cursos de graduação e também com a comunidade e os diversos setores da região, mas com foco na excelência acadêmica. O modelo entra em vigor nesta sexta-feira (22), quando também ocorre a posse da Reitoria e das direções de unidades acadêmicas para o quadriênio 2022-2026.

Reeleita, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou a união de todos os atores para promover a modernização. “As mudanças que fizemos internamente fomentam as vocações do Norte do Rio Grande do Sul, o empreendedorismo e a inovação, e estão alinhadas com a gestão eficiente que vem sendo realizada nos últimos anos. Repensamos estruturas, políticas e currículos com foco numa instituição mais moderna, mais integrada e mais conectada para atender às principais demandas e necessidades da comunidade”, explica. 

Esse é o horizonte visualizado pela nova gestão. Para a reitora, a UPF vai trabalhar para encontrar as melhores perguntas, com o objetivo de gerar as melhores respostas, em um compromisso coletivo com o futuro, feito por meio do conhecimento. “Enfrentamos os maiores desafios da história dessa instituição, ao mesmo tempo em que desempenhamos os maiores esforços e fizemos as maiores mudanças já vividas. Junto aos pró-reitores, agora vamos avançar e crescer. Se o tempo foi de travessia, acredito que chegamos a outra margem. Temos uma visão sobre o futuro, e condições, projetos e ações para dar sentido a cada passo desse caminho”, ressaltou em seu discurso.

Também assumem os cargos o pró-reitor Acadêmico, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dr. Antônio Thomé.

Presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, o professor Dr. Luiz Fernando Pereira Neto deu posse à nova reitoria e destacou a história da Fundação, ao longo de 55 anos de atuação junto à comunidade. Em sua fala, destacou o trabalho realizado e o enfrentamento de situações complexas. “Muitos desafios foram superados, mas, vinculados ao crescimento e desenvolvimento regional, tomamos decisões e movimentamos ações que nos ajudarão para avançar cada vez mais. Em momentos difíceis é que vemos a importância de uma instituição como a UPF e a importância de decisões e mudanças com foco no futuro, envolvendo todos os atores, setores e espaços”, observou, pontuando ainda que, mais do que fiscalizadora, a Fundação foi apoiadora de todas as ações da Universidade.

Presente na solenidade, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, ressaltou o momento vivido pela Instituição e reconheceu a importância da UPF para a história e para o desenvolvimento do município e da região. “A UPF vive um grande momento. Ao reeleger a reitora, a Universidade enaltece uma caminhada de superação, entrega e dedicação, reconhecendo grandes avanços e vitórias dessa gestão. Em um mundo cada vez mais competitivo, a UPF nos dá o caminho da segurança. Passo fundo se orgulha da sua universidade. A pioneira. Aquela que ajudou a pavimentar o caminho do desenvolvimento e do crescimento da cidade e da região”, declarou.

Nova configuração institucional

Após ser empossada, a reitora também deu posse aos diretores das Unidades que integram a nova configuração institucional. 

A UPF passa a contar com seis Unidades Acadêmicas, contemplando todos os cursos de graduação, além da pós-graduação lato sensu, dos mestrados e doutorados. As escolas ganham novas denominações e novos gestores.

Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (ESAN) – professora Cleide de Fátima Moretto
Escola de Ciências Jurídicas (ECJ) – professor Rogerio da Silva
Escola de Medicina (FAMED) – professor José Basileu Caon Reolão
Instituto da Saúde (IS) – professor Fabiano Chiesa
Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC) – professor Luiz Marcelo Darroz
Instituto de Tecnologia (ITEC) – professor Carlos Leonardo Sgari

Confira a matéria produzida pela UPFTV.