Extensão

Projur Mulher e município de Casca promovem ação em alusão ao Agosto Lilás

19/08/2021

17:05

Por: Assessoria de Imprensa

Palestra e oficina de atendimento humanizado foram promovidas nesta quinta-feira, 19 de agosto

O programa de extensão Projur Mulher e Diversidade UPF Casca tem como objetivo a proteção da mulher e de grupos vulneráveis. Desta forma, no dia 19 de agosto, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Casca, realizou palestra sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha, bem como promoveu a “Oficina de atendimento humanizado e acolhimento para mulheres, meninas e população LGBT+ em situação de violência”. A atividade foi uma alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

A oficina foi presencial e ministrada pela coordenadora do Projur Mulher e Diversidade de Casca, professora Dra. Josiane Petry Faria, e pelas estagiárias do projeto, acadêmicas Eliane Barbosa, Eliziana Andriollo e Valéria Barp. O objetivo do evento foi capacitar e qualificar funcionários do CRAS, Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Campo e vereadoras do Legislativo.

A oficina visou qualificar o atendimento oferecido à população, promovendo um olhar humanizado para determinados grupos da sociedade, os quais enfrentam violência, preconceito e, por vezes, se encontram em vulnerabilidade social. Além disso, explanou-se a relevância da aplicação prática da teoria dos direitos humanos, construindo espaços de respeito às diferenças e às fragilidades humanas, possibilitando atendimentos mais acolhedores, potencializando as capacidades e as habilidades das pessoas envolvidas no processo. Também foi abordada a Lei Maria da Penha, sendo um dos importantes meios de proteção dos direitos das mulheres.

Além da professora Josiane e das estagiárias do Projur Mulher, o evento contou com a presença do diretor do campus UPF Casca, Me. Henrique Bertosso, da coordenadora adjunta do curso de Direito UPF Casca, professora Me. Nadya Tonial, do secretário de saúde de Casca, Gustavo Baccin e da vice-prefeita Lourdes Benvegnú Foppa, primeira mulher a liderar o executivo de Casca, em 66 anos de emancipação.

Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
A campanha Agosto Lilás é uma forma de levantar bandeira para a importância da conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Deste modo, o Projur juntamente com a Prefeitura de Casca desenvolveu um projeto que visa intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. O projeto contou com a produção de uma cartilha informativa contendo a Lei Maria da Penha nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, além do banner contendo a foto de mulheres que representem a luta contra a violência contra a mulher.

Na oportunidade, foram distribuídas cartilhas desenvolvidas pelo Projur e pelo município de Casca. A cartilha foi confeccionada contendo o texto legal referente a Lei Maria da Penha que completa 15 anos de sua vigência, tornando assim, viável a leitura e o conhecimento da população sobre seus direitos. 

Segundo a professora Josiane Petry, coordenadora do projeto, a importância da oficina reside no fortalecimento da parceria entre o projeto de extensão da Faculdade de Direito da UPF Projur Mulher e Diversidade e a Prefeitura de Casca, ambos imbuídos no objetivo de qualificar o atendimento e atender a comunidade, reconhecendo suas necessidades e fazendo os encaminhamentos devidos.

Para a vice-prefeita de Casca, a oficina representa o início de um projeto de políticas públicas de valorização da mulher, bem como de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Agradeceu a participação dos presentes e destacou a importância da parceria do município com o Projur Mulher e Diversidade de Casca cuja finalidade é promover o respeito e a emancipação da mulher na sociedade.

A coordenadora do curso de Direito UPF Casca destacou a importância da parceria entre o município de Casca e a Faculdade de Direito da UPF Casca na realização de políticas públicas que busquem promover o respeito às mulheres e combater todas as espécies de violência e discriminação que possam existir.

Na visão da estagiária Eliziana Andriollo, a oficina possibilitou uma melhor qualificação e uma visão mais ampla para os profissionais que trabalham com a vulnerabilidade da população, proporcionando um atendimento mais humanizado para as pessoas que sofrem com a violência e o preconceito na sociedade.

Projur Mulher e Diversidade em Casca
O programa está localizado na Rua XV de Novembro, 402, em frente ao Salão Paroquial. O atendimento ocorre de forma gratuita às quartas-feiras na parte da tarde, das 13h30min às 17h30min. Dúvidas e informações pelo e-mail projurcasca@upf.br ou pelo telefone (54) 3347-2860.