Extensão

Projur Mulher e Diversidade promove webinar sobre violência contra a mulher

22/10/2020

15:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Encontro on-line foi promovido pelo curso de Direito da UPF Casca

O Projur Mulher e Diversidade de Casca, programa de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), tem como objetivo atender as mulheres vítimas de violência familiar e de gênero, bem como promover a conscientização da igualdade de gênero. Buscando ser uma ferramenta para a sociedade, a equipe realizou na quarta-feira, 21 de outubro, uma live abordando as estratégias de combate à violência de gênero e questões relacionadas a perícia médica.

O evento intitulado “Da violência à violência contra a mulher: estratégias de combate e a perícia médica”, teve como palestrantes o delegado da Polícia Civil de Casca, Thiago Zaidan, a médica legista do IGP de Passo Fundo, Joana Stela Rovani de Moraes, e a coordenadora do Projur Mulher e Diversidade de Casca, professora Dra. Josiane Petry Faria. A mediação dos trabalhos foi realizada pela coordenadora do curso de Direito do campus Casca, professora Me. Nadya Tonial.

Os palestrantes abordaram os índices alarmantes de violência doméstica, principalmente durante o período de pandemia, e a consequente necessidade de promover políticas públicas integradas para combater essa prática e conscientizar a população sobre a igualdade de gênero. Além disso, foram discutidas as principais práticas de violência utilizadas pelos agressores, bem como a importância do trabalho dos legistas na identificação e comunicação desses crimes.

Para a coordenadora do Projur, debater e unir esforços é fundamental para promover uma mudança de comportamento. “É com muita alegria e satisfação que o Projur Casca realiza seu primeiro webinar com dois conferencistas atentos aos direitos humanos e ao trabalho colaborativo”, frisou.

O delegado da Polícia Civil de Casca, Thiago Zaidan, agradeceu o convite e colocou sua equipe à disposição da comunidade. “Agradeço o convite feito pela UPF para debater sobre um tema tão atual e preocupante. Coloco-me à disposição para sanar dúvidas e para receber eventuais comunicações envolvendo violência contra mulheres”, pontuou.

O Projur em Casca
O Projur Mulher e Diversidade de Casca está localizado na Rua XV de Novembro nº 402, em frente ao Salão Paroquial. O atendimento ocorre de forma gratuita às quartas-feiras na parte da tarde, das 13h30min às 17h30min. Dúvidas e informações pelo e-mail projurcasca@upf.br.