Extensão

Projur Mulher e Diversidade de Casca promove ação contra a pobreza menstrual

02/07/2021

14:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Inserido na comunidade de Casca, o projeto de extensão Projur Mulher e Diversidade tem realizado diversas ações no município. Na última semana, a equipe promoveu um projeto voltado para combater a pobreza menstrual. A materialização do gesto, que teve como objetivo a distribuição de kits de higiene e roupas para famílias, ocorreu no dia 30 de junho, por meio de visitas domiciliares realizadas pela professora Dra. Josiane Petry Faria, acompanhada pelas estagiárias bolsistas do Projur Eliane Barbosa e Eliziana Andriollo, pela acadêmica Rosane Alves da Luz e pela agente comunitária de Saúde Nilse Cerbaro.

A ação contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Casca, do Sajur UPF Casca e Balcão do Consumidor de Casca. Também integraram a movimentação alguns acadêmicos do nível V da Faculdade de Direito da UPF Casca.


    
De acordo com a equipe, a iniciativa tem sua justificativa diante da situação de crise socioeconômica, potencializada pela pandemia da Covid-19, situação em que meninas e mulheres sofrem as dificuldades de atender as necessidades do corpo feminino, quando, muitas vezes, a elas é negado o acesso digno a itens básicos de higiene.
    
Por meio da ação foi possível um olhar a problemática que envolve a pobreza menstrual, uma vez que a falta de condições financeira para a compra de absorventes e estruturas sanitárias deficitárias expõem a vulnerabilidade, gerando problemas como evasão escolar, tornando-se um grave problema de saúde pública. “A atuação por meio da curricularização da extensão proporciona a prática das teorias do direito fundamentadas na realidade e, sobretudo na dignidade humana”, observa a cordenadora do Projeto, professora Dra. Josiane Petry Faria.

Olhar a realidade por um outro viés e ter a possibilidade de contribuir para que pessoas tenham acesso a direitos básicos é o que destaca a estagiária Eliane Barbosa. “Participar do Projur e realizar projetos como este, nos possibilita a percepção de novas realidades e da existência de vulnerabilidades. Com essas experiências percebemos a importância de buscar a igualdade social”, relata.

O Projur em Casca
O Projur Mulher e Diversidade de Casca está localizado na Rua XV de Novembro, 402, em frente ao Salão Paroquial. O atendimento ocorre de forma gratuita às quartas-feiras na parte da tarde, das 13h30min às 17h30min. Dúvidas e informações pelo e-mail projurcasca@upf.br ou pelo telefone (54) 3347-2860.