Universidade

Noite no Campus movimenta a UPF Casca

11/06/2019

21:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A UPF Casca foi sede do evento "Noite no Campus", que ocorreu na segunda-feira, dia 10 de junho. O objetivo desta atividade é aproximar a Universidade dos estudantes do ensino médio, e também proporcionar momentos de debate, integração e conhecimento. Esta é a segunda edição da Noite no Campus, e este ano contou com a participação do Colégio Alexandre de Gusmão, de Montauri, da Escola Professor Wilson Maccarini, de Casca, e da Escola Ricardo Francisco Gasparin, de União da Serra, além de estudantes de outros municípios da região. 

Os estudantes foram recepcionados pelo diretor da UPF Casca, Me. Henrique Bertosso, que agradeceu a presença dos estudantes e o apoio das escolas. “É um compromisso da Universidade o estímulo à continuidade dos estudos, bem como oferecer possibilidades e oportunidades de crescimento e desenvolvimento", salientou Bertosso. 

Na sequência, foi apresentado o projeto "O que a Filosofia tem a dizer sobre... Fake News" pelo professor Me. Marcelo Doro e professora Dra. Cíntia Roso Oliveira. Nesta fala, Doro resgatou a história das notícias falsas, sua proliferação e seus impactos, contextualizando "pós-verdade" - considerada a palavra do ano 2016 pelo dicionário Oxford.

Após a discussão sobre Fake News, o setor de créditos da UPF explanou sobre bolsas e financiamentos disponibilizados aos futuros acadêmicos. Destacou-se o Prouni e a importância de realizar a prova do Enem, que serve como ranking para concessão de bolsas. Os estudantes tiveram oportunidade, ainda, de conhecer as instalações da UPF Casca, bem como os seis cursos oferecidos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial e Técnico em Enfermagem.

Participaram do evento a coordenadora adjunta do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professora Me. Tainara Bernardi e o coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis, professor Dr. Nelton Conte. Apoiaram a atividade o coordenador adjunto do curso de Administração, professor Me. Daniel Rodrigues, a coordenadora adjunta do curso de Direito, professora Me. Nadya Tonial, o coordenador do curso de Gestão Comercial, professor Me. João Rafael Alberton e a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, professora Renata Weber.

Sobre o Projeto de Extensão
“O que a Filosofia tem a dizer sobre...” é uma ação do curso de Filosofia que tem como objetivo promover um espaço de debate filosófico a respeito de temas emergentes ligados aos problemas existenciais, éticos e políticos que fazem parte do universo estudantil, aproximando o curso de Filosofia das escolas e dos estudantes. A atividade consiste na realização de um bate-papo com os estudantes a respeito de um tema previamente definido, conduzido por professores e acadêmicos do curso de Filosofia.