Pesquisa e Inovação

Mestrado e doutorado em Educação da UPF contribuem para uma melhor formação humana e qualificação profissional

15/05/2017

15:31

Por: Assessoria de Imprensa

Inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Educação estão abertas até o dia 2 de junho

A produção e a difusão de conhecimentos que esclareçam e permitam a intervenção em problemas educacionais relevantes para a sociedade e a formação de profissionais especialistas na área da Educação estão entre os principais objetivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF). A formação pedagógica das novas gerações nesse contexto social complexo e plural estão entre as questões centrais dos cursos do PPGEdu. As inscrições para os cursos de mestrado e de doutorado do Programa estão abertas até o dia 2 de junho de 2017.

Estão sendo oferecidas até 24 vagas para o curso de mestrado e até 13 vagas para o curso de doutorado em Educação. As aulas de ambos os cursos iniciam no dia 9 de agosto de 2017. O curso de mestrado destina-se a egressos de cursos de graduação (licenciados e bacharéis) de todas as áreas do conhecimento e o de Doutorado, aos portadores do título de mestre da área de educação ou áreas afins.

As inscrições deverão ser feitas mediante o preenchimento de ficha de dados pessoais disponível no site https://secure.upf.br/apps/extensao/inscricao/rel_eventos_pos.php. Mais informações sobre o processo seletivo, como requisitos, documentos necessários e prazos, podem ser obtidas no edital de seleção discente, disponível no site do PPGEdu (ppgedu.upf.br).

Linhas de pesquisa
As vagas para o mestrado e para o doutorado em Educação são destinadas para as seguintes linhas de pesquisa em cada curso: Fundamentos da Educação; Processos educativos e linguagem; e Políticas educacionais. Essas linhas de pesquisa foram definidas a partir da questão investigativa geral dos cursos e passam pela origem, pela natureza, pela organização e pela finalidade do trabalho pedagógico, tomando-o pela ótica de seus fundamentos constitutivos, do processo pedagógico e das políticas educacionais. 

Qualificação profissional e formação humana
O PPGEdu iniciou suas atividades em 1997, com a instalação do curso de mestrado. Em 2012, expandiu sua área de atuação com a criação do curso de doutorado em Educação.  É reconhecido pela Capes e obteve o conceito 4 no triênio 2010-2012.

Para o coordenador do Programa, professor Claudio Dalbosco, ao fazer os cursos do PPGEdu, os candidatos estão habilitados a participar de concursos e têm melhores chances de ingressar como docentes no ensino superior. Além disso, qualifica o trabalho dos professores, especialmente na educação básica, já que muitos docentes atuam nas escolas públicas e privadas. “O programa oferece três linhas de pesquisa e corpo docente qualificado. Oferece ainda uma formação humana mais ampla, que complementará a formação profissional”, ressaltou Dalbosco.

O coordenador do PPGEdu enfatiza que os cursos não são apenas para as áreas de educação e pedagogia. “Os candidatos têm perfil diferenciado, são docentes de vários cursos, não só das licenciaturas. Temos egressos que atuam não só no Rio Grande do Sul, mas em várias instituições de ensino superior do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná”, destacou o coordenador.