Geral

Faculdade de Direito Campus Casca realiza exposição sobre o meio ambiente

09/11/2017

18:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mostra está aberta para visitação até o dia 17 de novembro

Os acadêmicos do sexto nível do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Casca, realizam uma exposição que aborda a temática da educação ambiental, sob a ótica dos grandes acontecimentos naturais ocorridos no Brasil. O espaço conta com diversos trabalhos distintos, confeccionados pelos alunos, momento em que cada ambiente aborda um aspecto da relação homem x natureza. O projeto foi desenvolvido sob a orientação da professora Nadya Regina G. Tonial. 

A atividade traz à tona fenômenos naturais que foram ocasionados pela interferência do homem na natureza, citando-se como exemplo a tragédia na cidade de Mariana/MG, que causou vítimas e alterou a trajetória do município, amplamente assolado pelo rompimento da barragem. Ainda, faz incursões acerca da exploração do garimpo e de que como esta atividade interfere no meio ambiente.

A exposição também visa ressaltar aos espectadores algumas decisões políticas que interferem diretamente na questão do meio ambiente, revelando uma abordagem a partir da explanação acerca do decreto que visava permitir a mineração em áreas de reserva da Amazônia (Renca), revogado em setembro do corrente ano. “É necessário que se debata acerca do tema, tendo  em vista que o meio acadêmico não apenas tem por função formar profissionais, mas sim cidadãos atentos a todas as questões que envolvem o cotidiano da vida em sociedade”, destacou a coordenadora adjunta do curso de Direito Campus Casca, professora Nadya Tonial.

A mostra, que estará aberta para visitação até 17 de novembro, no segundo andar da UPF Casca, possibilita também o debate e a pesquisa referentes a temas que transversalizam a formação jurídica e que engrandecem as experiências vividas no meio acadêmico, concretizando o elo da universidade com a comunidade em que está inserida.