Extensão

Black Friday é tema de exposição virtual do Balcão do Consumidor Casca

01/12/2021

15:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Balcão do Consumidor, programa de extensão do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Casca, realizou, de 22 a 30 de novembro, uma exposição virtual com o tema “Black Friday”. A atividade ocorreu nas redes sociais do órgão, Facebook e Instagram, e teve o objetivo de alertar sobre os direitos do consumidor neste período de promoções.

Marcada para acontecer sempre na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday é um dia em que empresas de diversos setores e áreas ofertam ao público promoções e descontos. Contudo, muitos fornecedores aproveitam a situação para violar direitos do consumidor. Pensando em ser uma ferramenta para que as pessoas possam realizar suas compras com tranquilidade, o Balcão do Consumidor de Casca promoveu, via redes sociais, uma exposição com dicas e orientações.

Coordenadora do Balcão do Consumidor Casca, a professora Me. Nadya Tonial destaca que o consumidor deve estar atento à variação de preço dos produtos na semana da Black Friday, ou até antes. Ela ressalta que existem sites que desenvolveram ferramentas que comparam, em tempo real, a variação de preços dos produtos, como por exemplo o site Zoom. “O consumidor pode utilizar esta ferramenta para verificar se nas semanas que antecedem a Black Friday os estabelecimentos comerciais estariam elevando os preços para posteriormente proporcionar descontos chamativos para instigar os consumidores”, sugere.

A estagiária Erica Balbinot pontua que é importante que o consumidor compare as ofertas em várias lojas distintas, bem como analise, de forma minuciosa, as ofertas tentadoras. “Outra questão muito importante, em que o consumidor deve estar atento, se refere às compras on-line. Sempre que optar por esta modalidade, deve observar os padrões de segurança do site, a fim de evitar prejuízos e garantir a segurança de seus dados pessoais”, observa.

Balcão do Consumidor Casca
O Balcão está localizado na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial). O atendimento ao público ocorre, de forma gratuita, no período da tarde, das 13h30min às 17h30min, de modo presencial e também por e-mail ou chat de redes sociais. Informações pelo e-mail balcaocasca@upf.br, pelo número (54) 3347-1157 ou pelos chats das redes sociais.