Geral

4º Mipat convida “Vamos nos tornar craques em segurança? ”

08/08/2018

18:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Mês Interno de Prevenção de Acidentes de Trabalho realiza palestras e oficinas promovendo a saúde do trabalhador

Aproximadamente um terço do dia são passados dentro do ambiente de trabalho, por esse motivo que proporcionar um ambiente seguro e saudável para a produção e estímulo ao desempenho se faz necessário. Com esse objetivo, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) iniciaram, nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, o 4º Mês Interno de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Mipat) e a 29ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Com o tema “Vamos nos tornar craques em segurança”, o evento conta com a colaboração do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da Seção de Desenvolvimento de Pessoas da Divisão de Recursos Humanos e da Agência de Comunicação e Marketing (Agecom). 

O evento, realizado no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contáveis (Feac), contou com a participação de funcionários e estagiários remunerados da Instituição. Contando também com a participação da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin; do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé; do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva; do Vice-reitor Administrativo, professor Dr. Cristiano Cervi; do gerente de Recursos Humanos da FUPF, Aislan de Andrade Freitas; e do presidente Cipa, Leonardo Hallwas. 

Para a reitora da UPF, é fundamental proporcionar esses momentos de aprendizado e reflexão para que todos desenvolvam relações saudáveis e de cuidado com o outro. “Nós estamos aqui fazendo uma reflexão sobre o dia a dia do nosso trabalho. É difícil a gente separar o trabalho do resto da vida, nós somos complexos e unos ao mesmo tempo, tudo se interliga. De todo modo, é fundamental que, aqui dentro, nós tenhamos as melhores relações e possibilidades. Todos nós podemos melhorar no nosso cotidiano conosco mesmo, cuidando de nós, cuidando do outro e cuidando da Instituição”, destacou.

O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação destacou a alegria de participar do Mipat e a importância de todos realizarem ações preventivas para evitar acidentes e problemas posteriores na vida. “Fico muito feliz de estar aqui discutindo a segurança no trabalho que é muito importante”, afirmou. 

O vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários também desejou um bom evento a todos os presentes. “Que vocês tenham um excelente evento com as palestras, oficinas e divulguem isso para os colegas, para que em outras oportunidades possam estar participando desse mês de uma forma bastante intensa”, disse.

O vice-reitor Administrativo destacou a importância de realização de atividades de lazer para a saúde mental do trabalhador. “A vida fora daqui impacta muito no nosso dia a dia, no nosso desempenho, por isso precisamos ter um equilíbrio nas nossas relações, se envolvendo com outras atividades, com aquilo que gostamos”, comentou. 

 “Cuidar de si é preciso”
Após a cerimônia de abertura, o público conferiu uma palestra proferida pela professora Me. Carmen Regina Sayão Lobato. Com o tema “Cuidar de si é preciso”, a palestrante destacou a importância do autoconhecimento e das inter-relações que auxiliam a enfrentar as dificuldades que se apresentam no cotidiano, tornando a vida mais leve. Carmem também destacou a importância da valorização da mulher, e de como os homens devem contribuir ajudando no combate a violência e na luta pelo respeito a mulher. 

O público também conferiu uma apresentação de teatro realizada em parceria com o Sesi, com o Grupo Bailão de Tertulino. Após foi realizado o sorteio de prêmios pela Cipa. Todo o evento foi transmitido por videoconferência para os demais campi da UPF. 

Inscrições
As inscrições para as palestras e oficinas do 4º Mipat seguem abertas e devem ser realizadas pela intranet, no link Recursos Humanos, em Cursos Internos. Ao longo do mês de agosto, serão ministradas oficinas sobre o cuidado na alimentação, primeiros socorros e cuidados com o meio ambiente, entre outros temas.