Universidade

UPF: uma universidade inovadora

16/10/2020

15:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo UPF

Com professores e estudantes que atuam aproximadamente 2 mil horas por semana em pesquisa, UPF promove o desenvolvimento de processos inovativos

O que é inovação? Como inovar em um mundo de constantes transformações? Como promover a inovação para o ensino? A Universidade de Passo Fundo (UPF) está em constante aprimoramento, promovendo, por meio das ações no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação tecnológica, diversas atividades que instigam seus estudantes e professores a desafiar o novo. O Dia da Inovação, comemorado nesta segunda-feira, 19 de outubro, tem como finalidade incentivar o crescimento tecnológico, científico e intelectual no Brasil, sendo uma importante data de reflexão sobre a temática.

O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, destaca o universo das pesquisas que são conduzidas pelos professores da Universidade. “A UPF tem todos os atributos para ser uma Universidade inovadora. Ela tem uma pesquisa forte. São aproximadamente 250 professores se dedicando semanalmente a pesquisa e com muitas horas: aproximadamente duas mil horas semanais de pesquisa. Além disso, temos bons estudantes, com boas ideias. Temos também uma infraestrutura de pesquisa e inovação instalada, então a UPF tem todos os atributos necessários para manter a inovação e consolidar ainda mais a nossa capacidade de aumentar os processos inovativos institucionais”, destacou.

Aproximadamente 250 professores se dedicam semanalmente a pesquisa na UPF

Integra a estrutura da UPF o Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque), que promove um ecossistema de inovação pela interação entre a academia, por meio da atuação de estudantes e professores, com diferentes empresas inovadoras. De acordo com o coordenador da Rede de Inovação Conecta UPF, ligada ao UPF Parque, professor Dr. Maciel Donato, a UPF é inovadora na medida que promove a inovação tecnológica, gerando mais valor para a sociedade. “Olhamos para o futuro, zelamos pela ética, comprometimento e excelência. Fomentamos o empreendedorismo, fortalecemos a pesquisa, disseminamos a inovação, transferimos tecnologias e intensificamos a interação UPF-empresa. Criamos a rede de inovação Conecta UPF, que faz parte a Agência de Inovação (UPFTEC), o Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque), a Incubadora de Empresas (IUP) e a Rede Analítica (CEMULTI). Criamos também um programa de aceleração de startups e dispomos de bolsas de Iniciação Tecnológica, de Mestrado e Doutorado na Inovação, além de Gestão da Inovação e Tecnologia”, destacou.

Por meio de uma pesquisa forte UPF promove a inovação 

Pesquisa fomenta processos inovadores

De acordo com o executivo da Rede de Inovação Conecta UPF, Giezi Schneider, um dos atributos mais importantes da UPF é o investimento intensivo em pesquisa que, por sua vez, servirá para sustentação de processos e produtos inovadores. “ A UPF tem aprimorado permanentemente os mecanismos de transferência de tecnologia, principalmente por meio da interação em projetos colaborativos, da prestação de serviços tecnológicos e pela residência de empresas no Parque Científico e Tecnológico, tudo isso com a constante participação de professores e estudantes”, comenta.

Segundo Schneider, é fundamental observar que são as empresas, na maioria dos casos, que implementarão as inovações para que cheguem à sociedade. “A Universidade cumpre um importante papel no estímulo ao empreendedorismo inovador e de base tecnológica, disponibilizando serviços que permitem identificar, modelar, fortalecer, consolidar e alavancar empreendedores e startups, especialmente em nossa região. Para que tudo isso ocorra existe, a rede de inovação Conecta UPF”, finalizou.

UPF Parque

Conheça um pouco mais sobre atuação do UPF Parque junto às empresas pré-incubadas e incubadas clicando neste link