Geral

UPF e CMP Sindicato promovem debate sobre educação

22/08/2019

17:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Discussões acontecem durante evento sediado na UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Pedagogia (L) – modalidade Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica/Plataforma Freire (Parfor) –, promoveu, em parceria com o Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo (CMP Sindicato), na noite de quarta-feira, dia 21 de agosto, a abertura do VI Congresso dos Professores Municipais de Passo Fundo e do II Encontro Regional do Parfor UPF. A cerimônia ocorreu no Centro de Eventos, Campus I UPF. Com o objetivo de debater o atual momento da educação brasileira, intensificar o diálogo da Universidade com a Educação Básica e estabelecer redes de formação pedagógica, a conferência de abertura contou com uma palestra intitulada “Análise das questões educacionais no atual cenário brasileiro”, proferida pelo cientista político Daniel Tojeira Cara. 

Conforme o palestrante, para enfrentar o atual momento de ataque à educação, o professor tem o papel de protagonista. “O próprio trabalho dos professores e a própria luta pela educação é que têm o potencial de tirar o Brasil do lugar no qual se encontra hoje. Isso significa dizer que  o bom trabalho de um professor – que na escola precisa ensinar o que está posto na Constituição, que é a preparação para a vida, para a cidadania e o trabalho – terá papel preponderante nessa luta. Então, a melhor resposta para resolver o problema da educação é a luta pelo direito à educação. Essa resposta, embora represente uma tarefa muito expressiva para os professores, é a tarefa que eles sempre tiveram”, pontuou. 

A professora Dra. Adriana Dickel, diretora da Faculdade de Educação (Faed), unidade à qual o curso de Pedagogia é vinculado, destacou em seu discurso a importância de a Universidade sediar e promover formações continuadas na área da educação e pontuou o papel da educação na transformação da sociedade.  

O representante da direção colegiada do CMP Sindicato, Eduardo Albuquerque, salientou a parceria entre o sindicato e a Universidade para discussão da educação. “Essa união entre sindicato e academia é fundamental no momento atual, marcado por um contexto no qual as questões ligadas à educação estão sendo relegadas a um segundo plano. Somos representantes de uma categoria, que são professores – muitos deles oriundos da UPF –, então, nada mais justo e adequado do que os egressos e a academia terem esse contato. É uma linda experiência, de muito valor pedagógico e de fortalecimento da educação”, destacou. 

Parfor UPF
O Parfor está presente na Instituição desde o ano de 2010, oferecendo a formação em Pedagogia, com gratuidade, para profissionais da educação em serviço nas redes públicas da educação básica que não obtiveram formação na primeira ou segunda licenciatura. Na UPF, o Plano tem uma turma em andamento e cinco turmas concluídas, correspondendo a 105 pedagogos formados. 

De acordo com a coordenadora institucional do Parfor UPF, Dra. Eliara Zavieruka Levinski, tanto a UPF pelo Parfor quanto o CMP Sindicato tem como diretriz de trabalho o compromisso social e acadêmico com a formação dos professores.  “Pelo Parfor, o Ministério da Educação  oportunizou vagas para professores em serviço das redes públicas – tanto estadual, quanto municipais –, fazerem sua formação inicial em relação à sua área de atuação. Com esse programa, se oportunizou que professores que não tinham licenciatura ou que tinham graduação em outras áreas fizessem formação no curso de Pedagogia”, pontuou.

A cerimônia de abertura contou ainda com apresentações artísticas e com a presença da representante do CMP Sindicato, Regina dos Santos; do vereador Alex Neckel; do representante da Secretaria Municipal de Educação, Leocir Thomé; da presidente do Conselho Municipal de Educação de Passo Fundo, Adriana Aparecida da Silva; além de representantes de demais entidades convidadas e da comunidade em geral. 

O VI Congresso dos Professores Municipais encerra no fim da tarde desta quinta-feira, 22 de agosto, com palestras, mesa redonda e feira cultural.