Ensino

UPF contribuindo para o desenvolvimento da região

21/07/2021

14:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Trabalhos desenvolvidos por acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção da UPF geraram mais de R$ 2,7 milhões de ganhos para empresas da região

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Produção Mecânica, desafia os seus estudantes a contribuir com o mercado. O objetivo é de capacitar os acadêmicos para atuarem como empreendedores e agentes de mudança afim de identificar oportunidades, prevenir, solucionar problemas e propor melhorias relacionadas às atividades de projeto nas mais diversas áreas. Na VIII Mostra de Apresentação de Estágios e de Conclusão de Curso, que no semestre 2021/1 ocorreu de forma on-line, dos 19 projetos explanados pelos estudantes, foi possível contabilizar dados considerando o ganho gerado na redução de custos das empresas durante o período de um ano. O valor alcançado nas melhorias apresentadas foi de R$ 2.728.221,69.

Os cursos atuam basicamente em cinco linhas de pesquisa nos trabalhos de conclusão e de estágio, que são: Garantia da Qualidade, Projeto e Desenvolvimento de Produtos, Sistemas Produtivos, Logística e Transporte e Tomada de Decisão. As áreas dos trabalhos nos quais os ganhos puderam ser contabilizados abrangeram: o setor de bebidas, indústria metalomecânica, triagem de resíduos, energia renovável, novos negócios e o setor de embalagens. Ainda, houveram projetos que abrangeram áreas como a atividade leiteira, área de esquadrias, hospitalar e percepção dos impactos da covid-19 no setor moveleiro.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Produção Mecânica de Carazinho, professor Me. Anderson Hoose, é importante a integração entre teoria e prática, possibilitando que os acadêmicos exercitem todo o conhecimento aprendido em sala de aula. “Nesse semestre observa-se que a área de Triagem de Resíduos teve um destaque especial. Os projetos apresentados representam ganhos muito expressivos para a comunidade onde estão inseridos. Algo importante que demonstra que a Engenharia de Produção está voltada também nas questões que abrangem a sustentabilidade e projetos voltados para a adequada destinação dos resíduos”, comentou. 

Os trabalhos foram apresentados nos dias 7 e 8 de julho, pelos estudantes no encerramento do semestre de 2021/1. Foram desenvolvidos nos municípios de Passo Fundo, Não-Me-Toque, Lagoa Vermelha, Paraí, Ibirubá e Chapecó/SC.

Confira AQUI a relação dos trabalhos apresentados.

Confira abaixo os resultados

 

Dados referentes as áreas de atuação