Ensino

Tambor africano é desenvolvido em disciplina no curso de Engenharia de Produção Mecânica da UPF

07/12/2017

11:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A entrega de um tambor africano marcou o encerramento da disciplina de Gerenciamento de Projetos, ministrada pelo professor Nilo Alberto Scheidmandel, no curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Carazinho, na última semana. O tambor foi desenvolvido durante a disciplina por meio de metodologias ativas de aprendizagem em sua estruturação pedagógica e entregue ao senhor Valdir Leonardo Rodrigues, conhecido como professor Jamaica, que voluntariamente participou do processo de desenvolvimento do tambor.

Baseando-se nas orientações do Project Management Institute (PMI) e utilizando o Project Management Body Knowledge (PMBOK) como referência técnica inicial, os acadêmicos estruturaram as tarefas necessárias à realização do projeto. Chamado de “Engebumbo - projeto de um tambor Africano”, o processo de aprendizado do gerenciamento foi iniciado com a realização de uma pesquisa sobre o produto a ser desenvolvido e gerenciado. A vinda dos negros ao Brasil, a migração dos escravos no território brasileiro e os quilombos estabelecidos no Rio Grande do Sul foram temas relevantes na pesquisa preliminar para o entendimento das influências étnico-raciais na produção do tambor. Tecnologias de comunicação e informação também foram amplamente exploradas no decorrer do aprendizado.

De acordo com o professor da disciplina, o conhecimento do professor Jamaica, que atuou como consultor e orientador no desenvolvimento do produto, foi fundamental ao sucesso do aprendizado de todos. “Com a doação do tambor africano ao professor Jamaica, os acadêmicos retribuem o voluntariado às crianças e aos jovens de Carazinho, Não-Me-Toque, Tapera e Almirante Tamandaré que participam de seus projetos de instrumentos e oficinas de capoeira”, destacou o professor Nilo.