Universidade

Mão na Roda e consciência social na formação

29/07/2019

15:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projeto desenvolvido por estudantes e professores da UPF contempla a restauração e criação de cadeiras de rodas para doação

Mais que capacitar profissionais, a Universidade de Passo Fundo (UPF) tem um compromisso com a formação humana e por esse motivo desenvolve diversos projetos voltados à comunidade. Uma iniciativa dos estudantes e professores dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Produção Mecânica é um exemplo dessa formação. O projeto “Mão na Roda”, que vem sendo desenvolvido desde o início do ano em Passo Fundo e Carazinho, tem o objetivo de restaurar e criar cadeiras de rodas para doação.

Um dos envolvidos no projeto, professor Me. Nilo Alberto Scheidmandel explica que a iniciativa começou a ser desenvolvida em março, quando professores e estudantes pensaram em expandir os limites da sala de aula e utilizar o conhecimento acadêmico na prática. “Os próprios acadêmicos da Engenharia de Produção buscaram informações. Verificamos que faltavam soluções para quem tem dificuldade de mobilidade e acessibilidade, especialmente os cadeirantes. Assim, vimos a possibilidade de auxiliar este grupo, com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, decidimos aplicar o conceito maker neste projeto, que entende que o lixo de poucos é o luxo de muitos. Feito isso, nós começamos a trabalhar”, pontuo o professor. 

Adotando a metodologia de trabalho do PMI e PMBoK, o grupo passou a garimpar cadeiras de rodas inutilizadas, peças usadas e novas. “Contatamos com APAE'S, com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), secretarias de saúde, dentre outros. A partir do que conseguimos, organizamos, arrumamos as cadeiras, estudamos os materiais, sua estrutura e ergonomia, para o atendimento das necessidades das pessoas que precisavam usar essas cadeiras”, ressaltou. 

Benefício para a comunidade 
“Em Passo Fundo nós encontramos o pessoal da AACD que disponibilizou diversos materiais. Em Carazinho, temos o apoio da ACADEV, que também nos concedeu cadeiras sucateadas e peças de cadeiras de rodas. Criamos um Laboratório Maker na UPF Carazinho, começamos a catalogar, preparar e juntar os materiais para avaliar se era possível fazer uma cadeira. Como resultado, montamos quatro cadeiras. Também foi possível realizar a manutenção em uma das cadeiras de rodas da UPF que está no SAES ”, relatou o professor. 

Bom para a comunidade e para o aluno 
De acordo com o estudante do curso de Engenharia de Produção Mecânica, Diego Gottlieb, a iniciativa contribui para a formação profissional. “Dentro do projeto Mão na Roda conseguimos colocar em prática parte do conhecimento adquirido ao longo do curso. Além disso, é uma satisfação, pois estamos praticando nosso lado social, dando a oportunidade para as pessoas se tornarem um pouco mais independentes e melhorando sua qualidade de vida”, ressaltou. 

Da mesma forma, a estudante do curso de Engenharia de Produção Mecânica, Juliéri Hartmann, frisou que o envolvimento da comunidade em uma ação universitária, beneficia tanto os estudantes quanto a sociedade. 

Já o acadêmico do curso de Engenharia de Produção Mecânica, Alexander Pereira Dias, também ressalta a possibilidade de aprender auxiliando outras pessoas.  “O projeto visa nos integrar ao ambiente desde a concepção até a sua completa execução, além de também fazer uma boa ação para a comunidade a qual nós pertencemos. A parcela do conhecimento adquirido é ótima para a formação profissional, porém a parte da filantropia, que é a base da nossa universidade, é a parcela que nós levamos para o resto da vida”, afirmou.

Participe você também 
Para a implementação, do projeto estão sendo pensadas diversas ações, como a organização de um almoxarifado on-line. Ao todo, o projeto já entregou quatro cadeiras e está com outras 16 em processo de reforma. Mas para que ele se efetive, é importante a participação da comunidade. Quem desejar contribuir com ferramentas e peças como roda dianteiras, rodas traseiras, estofamentos ou mesmo com cadeiras de rodas usadas pode entrar em contato com o professor pelo número (54) 98141-7658.