Universidade

Ações da UPF contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

28/04/2022

10:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Nova publicação do Times Higher Education (THE) mostra como as pesquisas e ações da UPF contribuem em diferentes áreas

As ações desenvolvidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) são destacadas por nova publicação do Times Higher Education (THE), o Impact Rankings 2022. Dentre os destaques, as pesquisas realizadas contribuem para os ODS de Fome Zero; Boa Saúde e Bem-Estar; Água Limpa e Saneamento; Vida Sobre a Terra e Parcerias e Meios de Implementação. O THE é uma das mais respeitadas publicações de ranqueamento de universidades no mundo e, nesta listagem, classifica pouco mais de 1,4 mil instituições de todo o mundo. A UPF já foi classificada pelo THE entre as melhores do mundo e entre as melhores universidades da América Latina e do Caribe e mais uma vez figura entre as melhores universidades do mundo, segundo a entidade inglesa.

O coordenador do setor de Avaliação Institucional da UPF, professor Me. Fábio Barão explica que essa nova publicação evidencia um ranking mais seleto que mede, especificamente, o quanto as universidades estão trabalhando no sentido dos ODS da ONU. “Este ranking é uma vitrine do trabalho desenvolvido pelas universidades e é uma oportunidade de trazer luz sobre as atividades institucionais e todos os outros esforços que não são cobertos pelo ranking tradicional. Ele serve para mostrar a diferença que a Universidade está fazendo no mundo em que vivemos”, complementa.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, reitera que as ações de ensino, extensão, pesquisa e inovação desenvolvidas na UPF levam em consideração os ODS. “A Instituição está empenhada em contribuir com o desenvolvimento local, regional e global. Podemos dizer, com orgulho, que temos mais de uma centena de ações que, hoje, contribuem com a conquista dos ODS estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. São projetos de pesquisa e extensão, ações voltadas ao ensino e também na inovação”, pontua. Segundo a reitora, iniciativas locais podem ter impacto global, seja pelo exemplo que multiplica iniciativas semelhantes, seja pelo resultado obtido a partir de cada ação.

Os ODS
A ONU estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São eles:

Erradicação da Pobreza
Fome Zero e Agricultura Sustentável
Saúde e Bem Estar
Educação de Qualidade
Igualdade de Gênero
Água Potável e Saneamento
Energia Limpa e Acessível
Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Indústria, Inovação e Infraestrutura
Redução das Desigualdades
Cidades e Comunidades Sustentáveis
Consumo e Produção Responsáveis
Ação Contra a Mudança Global do Clima
Vida na Água
Vida Terrestre
Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Parcerias e Meios de Implementação