Notícias UPF

Web of Science Group disponibiliza atualização do Journal Citation Reports

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

O Web of Science Group, pertencente à Clarivate Analytics, lançou recentemente a atualização de 2019 da base de dados Journal Citation Report. A versão, que oferece os dados referentes a 2018, agrega ligações relevantes de citações criadas pela comunidade de investigação, por meio de um conjunto de dados, métricas e análises independentes de editores de revistas científicas em âmbito mundial. Disponível no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o JCR conta com dados de 81 países, quase 12 mil revistas científicas e 236 disciplinas.

Originado da coleção principal da Web of Science, o JCR é um banco de dados que utiliza a plataforma InCites e permite consulta e avaliação de periódicos a partir de dados de citação dos títulos indexados na Web of Science. Por meio do JCR é possível consultar diversos índices, como o fator de impacto da publicação (Journal Impact Factor - JIF), o Eigenfactor, o número total de citações da publicação com e sem autocitações, o índice de imediatismo que mede o quão rápido um artigo é citado em cada publicação, dentre outros.

O JCR contém os dados necessários para compreender os componentes que indexam o valor e o impacto de cada título, uma vez que recolhe todas as citações – incluindo materiais além dos artigos, como editoriais e comentários relevantes. Também permite uma melhor interpretação do estado de divulgação, na medida em que capta e destaca a rede de referências que ligam uma publicação a outra, identificando as principais partes interessadas que lideram a comunidade dessa publicação.

Segundo o editor, os principais destaques da versão atualizada são:
- Publicações selecionadas: a base de dados é mantida e atualizada de modo a refletir o progresso da investigação e dos contributos acadêmicos. Foram adicionadas 283 publicações, 108 das quais são de acesso totalmente livre.
- Novas categorias: a gestão das categorias é considerada fundamental para a manutenção da relação lógica entre conteúdos dentro de cada área. O relatório agora abrange 236 disciplinas, com três novidades: Tecnologia e Ciência Quântica (SCIE), Estudos de Desenvolvimento (SSCI) e Planejamento Regional e Urbano (SSCI).
- Limpeza da lista: 17 publicações foram suprimidas do JCR, de modo a assegurar a integridade dos relatórios. As publicações suprimidas representam 0,14% da lista. O JCR monitoriza e exclui publicações que demonstram comportamento anômalo, incluindo situações em que há provas de excesso de citações do próprio autor e acumulação de citações.
- Novas funcionalidades: a atualização inclui um serviço melhorado de obtenção de correspondências de artigos (para que os editores possam ter uma ligação direta à página do perfil da publicação e promover essa ligação em seus websites); a possibilidade de imprimir/transferir toda a página do perfil da publicação através da função "versão para imprimir"; adição de novos gráficos para mostrar a classificação de percentil da publicação e os principais indicadores de uma publicação; uma vista detalhada dos “itens não citados” por artigo; e a possibilidade de visualizar os dados de “publicações alvo de citação/utilizadoras de citação” na nova página de perfil do JCR.

As estatísticas que compõem o JCR atingem a comunidade de investigação em sua totalidade, desde editores a bibliotecários, financiadores, instituições e pesquisadores. “Todos os anos são publicados milhões de artigos acadêmicos com dezenas de milhões de citações. Cada citação é uma ligação relevante entre dois segmentos de pesquisa, mostrando como a investigação se interliga. O JCR recolhe estes dados e os fornece à comunidade, de modo que esta possa tomar decisões melhor informadas, que produzam melhores resultados”, afirma Keith Collier, diretor executivo dos serviços de publicação do Web of Science Group.

O JCR está disponível para a comunidade acadêmica brasileira por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Para acessá-lo, é necessário entrar na opção de consulta buscar base e inserir a sigla “JCR” ou o termo “Incites Journal Citation Reports – JCR (Clarivate Analytics)”.

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES