Notícias UPF

Usuários do Portal de Periódicos têm acesso à coleção Springer Book Archives

  • Por: Fonte: Portal de Periódicos da CAPES
  • Fotos: Divulgação

É de conhecimento dos usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que o acervo da biblioteca virtual contempla um amplo material da Springer Nature. Recentemente o volume de conteúdo da editora disponibilizado pela CAPES à comunidade acadêmica brasileira ampliou: a partir de agora, estudantes e pesquisadores têm acesso à coleção Springer Book Archives (SBA), com mais de 56 mil títulos acadêmicos disponíveis em 11 coleções temáticas em inglês, publicadas desde 1840 até 2004.

O conteúdo inclui versões digitais de alta qualidade de publicações anteriormente esgotadas ou indisponíveis, além de reconhecidas séries de livros, a exemplo da Lecture Notes, e de obras de autores consagrados em suas áreas, como Rudolf Diesel, Werner von Siemens e Emil Fischer. Cada título previsto para inclusão nos arquivos da SBA foi digitalizado e disponibilizado para estudantes, pesquisadores e bibliotecas a partir de 2014. O projeto teve início em 2010 e o produto foi lançado oficialmente em janeiro de 2013.

As categorias dos livros variam entre as áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências humanas, ciências sociais e outros segmentos correlacionados. Os usuários podem baixar os e-books inteiros de uma só vez ou optar pelo download de capítulos. O conteúdo da coleção está disponível pelas opções buscar livro ou buscar base do Portal de Periódicos da CAPES, além da opção de pesquisa via plataforma SpringerLink. As coletâneas disponíveis no portfólio do Springer Book Archives são:
- Ciências do Comportamento (Behavioral Sciences): 1.403 títulos      
- Ciências Biomédicas e da Vida (Biomedical & Life Sciences): 7.849 títulos   
- Negócios e Economia (Business & Economics): 3.087 títulos      
- Química e Materiais (Chemistry & Materials): 4.356 títulos      
- Ciência da Computação (Computer Science): 6.350 títulos          
- Ciências da Terra e do Meio Ambiente (Earth & Environmental Sciences): 2.571 títulos
- Engenharia (Engineering): 4.021 títulos
- Humanidades Ciências Sociais e Direito (Humanities Social Sciences & Law): 5.638 títulos
- Matemática e Estatística (Mathematics & Statistics): 7.362 títulos
- Medicina (Medicine): 7.532 títulos
- Física e Astronomia (Physics & Astronomy): 6.403 títulos

A Springer tem uma longa história de publicação de pesquisas acadêmicas que ajudaram a ampliar a aprendizagem para pesquisadores, profissionais, estudantes e docentes em instituições e organização em todo o mundo. É uma editora com um forte senso de responsabilidade para com seus autores e títulos. O projeto Springer Book Archives (SBA) foi uma parte fundamental da missão estratégica da Springer para tornar a pesquisa disponível e acessível no mundo digital.

A Springer Nature foi criada em maio de 2015 através da combinação do Nature Publishing Group e da Springer Science + Business Media. A editora tem raízes e valores construídos ao longo de 175 anos a partir de seu respeitado e consolidado portfólio de marcas.