Notícias UPF

Tesouro da ciência: Science Classic Archive abrange arquivos de 1880 a 1996

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Quem atua no meio científico reconhece a importância de estar por dentro do que os autores mais citados do mundo estão produzindo. A revista científica Science, da American Association for the Advancement of Science (AAAS), é uma das mais procuradas por especialistas e pelo público em geral, por ser multidisciplinar e ter foco em áreas de interesse global. Dentro do conteúdo da editora oferecido pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), estudantes e pesquisadores encontram um tesouro: o Science Classic Archive.

A coleção fornece acesso ao texto completo de publicações digitalizadas da Science desde sua primeira edição, em 1880, até 1996. “Os leitores têm na ponta dos dedos artigos importantes da história da ciência do final do século XIX até o início do século XXI, incluindo pesquisas sobre genoma humano, genes de câncer de mama e cólon e o condensado de Bose-Einstein”, indica a AAAS em sua plataforma virtual.

Dessa forma, o Science Classic atua como complemento da versão on-line da revista científica Science, que fornece acesso de 1997 à edição corrente. Os arquivos digitais estão integrados ao conteúdo atual da Science, o que facilita a pesquisa em toda a coleção. Os artigos de texto completo digitalizados estão disponíveis em formato PDF de alta resolução. As referências estão disponíveis em HTML e vinculadas dinamicamente ao texto completo, quando disponíveis.

Para acessar o conteúdo por meio do Portal de Periódicos da CAPES, os usuários devem inserir o termo de consulta “Science (AAAS)” na caixa de pesquisa da página buscar base. Ao entrar na plataforma, a coleção Science Classic Archive pode ser localizada na primeira aba do cabeçalho: Contents >> Archive.
Periódicos AAAS
Além do Science (ISSN 0036-8075), a comunidade acadêmico-científica brasileira tem acesso a outros títulos da AAAS:

- Science Advances (ISSN 2375-2548)
- Science of Aging Knowledge Environment (ISSN 1539-6150)
- Science's Signal Transduction Knowledge Environment (ISSN 1525-8882)
- Science Signaling (ISSN 1945-0877)
- Science Translational Medicine (ISSN 1946-6234)

Os títulos podem ser acessados por meio da opção buscar periódico a partir do nome da publicação, do código ISSN ou da seleção do editor/fornecedor American Association for the Advancement of Science (AAAS).

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES