Notícias UPF

ASM e MS oferecem cobertura microbiológica

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação


Usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ligados especificamente às Ciências Biológicas III – e áreas afins – têm acesso a diversos conteúdos científicos para pesquisa. Entre os recursos disponíveis, estão revistas científicas da American Society For Microbiology (ASM) e da Microbiology Society (MS).

Segundo o documento de área da própria fundação, as Ciências Biológicas III compreendem Microbiologia, Imunologia e Parasitologia e compõem uma das áreas mais tradicionais do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), “uma vez que há programas que se encontram em atividade há mais de cinco décadas, sendo que o desenvolvimento destes se associam ao desenvolvimento do próprio SNPG”.

Os periódicos ASM e MS ajudam a promover as ciências microbiológicas, disseminando os resultados de pesquisas fundamentais e aplicadas. Os editores acadêmicos dos títulos são cientistas ativos de instituições eminentes de todo o mundo. Tanto que os artigos publicados por esses editores recebem atenção da mídia internacional com frequência, com aparições em veículos como The New York Times, Science Magazine, Los Angeles Times, CNN, National Public Radio e outros.

Algumas das publicações mais acessadas disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES são:
ASM: Antimicrobial Agents and Chemotherapy (AAC) – ISSN 0066-4804 Apresenta estudos interdisciplinares que ajudam a entender os mecanismos subjacentes e as aplicações terapêuticas dos agentes antimicrobianos e antiparasitários e quimioterapia microbiana.

ASM: Applied and Environmental Microbiology (AEM) – ISSN 0099-2240 Publica resultados de estudos com contribuições significativas à pesquisa microbiana aplicada, à pesquisa básica em ecologia microbiana e à pesquisa genética e molecular de questões microbianas de valor prático.

MS: Microbiology – ISSN 1350-0872 Publica análises de alta qualidade e pesquisas atuais sobre todos os tópicos relacionados à área de fisiologia e metabolismo, regulação, interação parasita hospedeiro-centrada no parasita, genética, biologia sintética e muito mais

MS: Microbial Genomics – ISSN 2057-5858 Título destinado a pesquisas pioneiras em genômica na vida microbiana. Divulga artigos com ideias inovadoras, novas aplicações e abordagens para análise usando dados genômicos, bem como estudos que desenvolvem a compreensão da genômica microbiana. 

Os títulos são de acesso aberto, podendo ser consultados pela comunidade acadêmica e científica brasileira independente de vínculo com instituições participantes do Portal de Periódicos. O conteúdo está disponível por meio da opção buscar periódico – indicando na caixa de pesquisa o nome da revista científica ou o código ISSN. Os usuários também podem acessar a plataforma ASM Journals por meio da opção buscar base.

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES