Geral

Vice-reitor Rogerio da Silva recebe Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis

07/08/2019

17:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Professor recebeu a honraria máxima concedida pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo na tarde desta quarta-feira, 7 de agosto

O vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF) professor Dr. Rogerio da Silva recebeu, na tarde desta quarta-feira, 7 de agosto, a Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis, honraria máxima concedida pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Em uma sessão solene realizada no Plenário 7 de agosto, Silva recebeu o reconhecimento por sua trajetória pessoal e profissional e pela história de dedicação ao progresso do município de Passo Fundo.

Proposta pelo vereador Saul Spinelli, a homenagem foi aprovada por unanimidade na Câmara e entregue no dia em que Passo Fundo comemora 162 anos. De acordo com Spinelli, além de comemorar o aniversário do município, a Câmara também entrega e reconhece o trabalho de alguém que, ao longo da vida, serviu à sociedade. “A história do Rogerio se confunde com a história de Passo Fundo. É uma história de lutas, de conquistas, de vitórias e de persistência. Por onde passou, ele deixou competência, dedicação e amizade, e contribuiu para muitas coisas que essa cidade hoje comemora por meio da sua profissão e da sua atuação”, destacou. 

Doutor em Direito, Rogerio é também jornalista e atuou em diferentes veículos de comunicação da cidade. Na UPF, é professor desde 2002, foi diretor da Faculdade de Direito e um dos fundadores do programa de extensão Balcão do Consumidor. Desde 2018, é vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários. Emocionado, o vice-reitor disse que recebeu com surpresa a indicação para a honraria. “Fico muito orgulhoso de receber essa medalha e meu compromisso é continuar trabalhando, fazendo aquilo que eu sempre fiz. Desde o dia em que eu comecei no supermercado até aqui. Trabalhar, estudar, tentar ajudar as pessoas naquilo que é possível, sempre com a melhor das intenções, acho que esse é o meu compromisso. Foi isso que eu aprendi com a minha mãe, com o meu pai, e é isso que eu vou continuar fazendo”, pontuou. 

Trajetória de luta e dedicação
Presente na solenidade de entrega da medalha, a reitora da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin, ressaltou o orgulho de ter o vice-reitor ao seu lado na gestão da Universidade. “Nós temos muito orgulho de ter no nosso quadro de gestão uma pessoa como o professor Rogerio, que tem uma trajetória de luta, esforço e dedicação. Então, para nós, este é um momento de muito orgulho. Momento em que também celebramos o aniversário do município e que podemos contar com essa pessoa tão especial na condução da maior instituição de educação superior aqui da região”, destaca. 

O aniversário de Passo Fundo também foi lembrado pelo prefeito Luciano Azevedo. “É uma feliz coincidência a homenagem ao Rogerio ser no dia do aniversário do município. É algo que torna esse momento ainda mais significativo. Uma homenagem muito justa a alguém que tem dedicado toda a sua vida a ajudar a comunidade em todos os setores onde atuou. Por onde passou, Rogerio deixou um rastro de bem querer, de boa vontade, de bons amigos, honestidade, dedicação e trabalho, que, na verdade, é aquilo que se espera de um cidadão. Que ele seja bom, tenha bom caráter, dê bons exemplos e ajude o próximo. Rogerio da Silva tem tudo isso e muito mais, por isso, a homenagem é muito merecida”, completou Luciano.