Extensão

UPF e Governo do RS reforçam parceria na área de defesa do consumidor

30/01/2019

09:47

Por: Assessoria de Imprensa Governo RS. Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Sue Gotardo

Representantes do Balcão do Consumidor da Universidade de Passo Fundo (UPF) se reuniram, na terça-feira, 29 de janeiro, com o deputado estadual Catarina Paladini, futuro secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, juntamente com o secretário da pasta em exercício, Francisco Alves. Participaram do encontro o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, o diretor do Campus Soledade e presidente do Corede Botucaraí, professor Me. Idioney Oliveira Vieira, e o representante do deputado federal Giovani Cherini, Domingos Roberto Colpo. 

A visita, que ocorreu na sede da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em Porto Alegre, teve como objetivo fortalecer a parceria entre o Balcão do Consumidor e o ProconRS. “A vantagem dos balcões do consumidor nos lugares onde não tem Procon é justamente propiciar o atendimento e levar informações aos municípios e regiões”, destacou o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF.

Paladini ressaltou que trabalhar em parceria com as universidades comunitárias propõe a visão para fora do muro, atingindo a sociedade. “Os balcões prestam atendimento aos consumidores, buscando a solução de conflitos de forma extrajudicial. Os serviços são gratuitos e prestados por professores e alunos. Há um público que necessita de um atendimento presencial e é justamente essa a função dos balcões”, salientou o futuro secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

A UPF foi pioneira na implantação de balcões.  Atualmente, no Estado, são 27 balcões atendendo municípios e regiões onde não possuem Procons Municipais. 

Sobre o Balcão do Consumidor da UPF:
O Balcão do Consumidor é um projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo (PROCON) e o Ministério Público Estadual, que tem como foco trabalhar a mediação nas relações de consumo. O Balcão do Consumidor foi inaugurado em 29 de setembro de 2006, instalado no Campus III da UPF. Também conta com unidades nos campi da UPF de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Soledade e Sarandi.

Mais informações no site www.upf.br/balcaodoconsumidor.