Extensão

Lançamento de livro marca Dia Mundial do Consumidor

16/03/2021

14:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O livro “Balcão do Consumidor de Casca: instrumento de transformação da realidade social” foi lançado no dia 15 de março

O Dia Mundial do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, foi marcado pelo lançamento on-line do livro “Balcão do Consumidor de Casca: instrumento de transformação da realidade social”. O livro foi organizado pela professora Me. Nadya Regina Gusella Tonial e conta com dez capítulos, elaborados pelos acadêmicos do curso de Direito e egressos, que foram estagiários no Balcão do Consumidor de Casca, professores e também integrantes do grupo de pesquisa do Balcão de Casca, e ainda por professores.

A obra é composta por reflexões do direito do consumidor, sob o viés da sustentabilidade, para abordar diversos temas, inclusive aqueles que se apresentam relevantes nesse momento de pandemia. Esse diálogo representa o resultado de aplicados estudos promovidos entre os acadêmicos e os professores no grupo de pesquisa do Balcão do Consumidor.

São autores dos capítulos: os acadêmicos Dioni Peretti Comin, Maria Eduarda Girelli Gonçalves, Louis Balbinote Girelli, Juliane Sordi Belenzier, Leonardo Bonafé Gayeski, Tálison Battistella Tonial, Lucas Cassanelli, Giovani Rohrbek Tunini e Gabriel Sassi; o egresso Edgar Luiz Boeira; as mestrandas do PPGDireito Jovana De Cezaro e Leticia Spagnollo; e os professores Nadya R . G. Tonial, Liton Lanes Pilau Sobrinho, Rogério da Silva, Franco Scortegagna e Idioney Oliveira Vieira. O livro encontra-se disponível AQUI para download. 

Lançamento foi on-line
Estiveram presentes na solenidade de lançamento da obra o vice-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Rogerio da Silva, o diretor da Faculdade de Direito, professor Me. Edmar Vianei Daudt, o coordenador geral do Balcão do Consumidor, professor Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho, o diretor do Campus Casca, Me. Henrique Bertosso,  e o professor Franco Scortegagna do Balcão de Passo Fundo, bem como professores e acadêmicos do curso de Direito da UPF Casca e autores da obra, que explanaram sobre suas pesquisas. 

Para a organizadora do livro, os grandes protagonistas da obra são os acadêmicos. “Os estudos agrupados no e-book representam o estudo e a reflexão dos autores para apresentar respostas às problemáticas jurídicas que envolvem temas atuais do direito do consumidor, unindo o ensino, a pesquisa e a extensão, na Faculdade de Direito UPF Casca, ligada ao projeto de extensão do Balcão do Consumidor”, destacou a professora Nadya.

Para os acadêmicos que participam da obra, a experiência foi de muito aprendizado. “Participar de um grupo de pesquisa, por si só, já é uma experiência incrível de aprendizado. A partir disso, a oportunidade de escrever, para que os teus pensamentos façam parte de um livro é muito gratificante. É nesse sentido que a pesquisa e a extensão colaboram para nossa formação acadêmica, pois isso nos faz crer em nosso próprio potencial em crescer cada vez mais!”, ressaltou a acadêmica de Direito, que foi estagiária do Balcão, Maria Eduarda Girelli Gonçalves, autora de capítulo da obra.

O diretor da Faculdade de Direito ressaltou a importância do Balcão do Consumidor, reconhecido internacionalmente, a qualidade do ensino da Universidade e da Faculdade de Direito e o protagonismo dos acadêmicos que têm a oportunidade de aliar a teoria e a prática. “O livro expressa o resultado de frequentar o curso de Direito em uma Universidade e não em uma faculdade avulsa. Nosso corpo docente é de excelente qualidade, formado por profissionais que atuam nas mais variadas áreas, tanto da vida forense privada quanto da pública, e que, diariamente, transmitem aos alunos  da UPF o que há de mais atual na teoria”, salienta Daudt, parabenizando os autores da obra, especialmente a professora Nadya pela dedicação na condução do Balcão do Consumidor de Casca.

O coordenador geral do Balcão do Consumidor também destacou a importância do livro. “Foi uma grande satisfação participar do lançamento da obra, organizada pela professora Nadya, ressaltando que esse trabalho é fruto das pesquisas realizadas junto ao grupo de pesquisa do Balcão do Consumidor e de todo o empenho dos nossos professores, colaboradores e acadêmicos, estagiários que já passaram e, ainda, estão no Balcão do Consumidor. Nada mais justo do que comemorar o Dia Internacional do Consumidor com o lançamento dessa obra”, afirma Liton. 

Diversas atividades alusivas ao Dia Mundial do Consumidor
O Balcão do Consumidor de Casca, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), que tem como um de seus objetivos centrais a educação para o consumo, promoveu, durante o mês de março, diversas atividades em alusão ao Dia Mundial do Consumidor. 

No dia 10 de março, foi realizada uma exposição virtual referente ao Dia do Telefone. A exposição ocorreu de modo virtual nas redes sociais do órgão e versou sobre os Direitos do Consumidor nos Contratos de Telefonia Móvel e Fixa. Na ocasião, foram repassadas importantes informações ao público acerca dos contratos de telefonias.

Também, no período de 15 a 23 de março, ocorre uma exposição virtual nas redes sociais do Balcão do Consumidor de Casca, abordando os direitos básicos do consumidor, elencados no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece normas de proteção e defesa ao consumidor.

Ainda, em comemoração ao Dia do Consumidor, acontecerá uma live no dia 17 de março, às 19h e será transmitida pelo Canal do Youtube da UPF Online. A mediação do evento será dos professores Dr. Rogerio da Silva e Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho. Os convidados são os professores Dr. Mario Frota, presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (Portugal) e Dr. Guillermo Orozco Pardo, docente da Universidade de Granada (Espanha).

O Balcão do Consumidor Casca está localizado na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial), na cidade de Casca/RS. O atendimento ao público ocorre de forma gratuita, e neste momento de bandeira preta e consequente isolamento social, está sendo realizado de forma remota. Informações pelo e-mail: balcaocasca@upf.br ou pelos chats das redes sociais (Facebook e Instagram).