Extensão

José Geraldo Filomeno recebe documentários produzidos pelo Balcão do Consumidor

18/06/2019

13:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Um dos autores do anteprojeto que deu origem ao Código de Defesa do Consumidor recebeu materiais das mãos do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF

A história do movimento consumerista no Brasil, organizada em documentários e enciclopédias produzidos sob a coordenação do Programa Balcão do Consumidor da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi entregue ao professor José Geraldo Brito Filomeno. Um dos autores do anteprojeto que deu origem ao Código de Defesa do Consumidor, ele recebeu os materiais durante o Encontro Estadual de Procons Gaúchos e Balcões do Consumidor, ocorrido de 3 a 5 de junho, em Santa Maria. A entrega foi feita pelo vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva.

Na oportunidade, o vice-reitor entregou os três volumes das enciclopédias: Movimento Consumerista Brasileiro: 25 anos do Código de Defesa do Consumidor, volume I; Movimento Consumerista Brasileiro: da atualidade à internacionalização, volume II; e Movimento Consumerista Brasileiro: futuro, novas tecnologias, novas formas de resolução de conflitos, volume III. Também foram entregues cópias dos documentários produzidos e que deram origem às enciclopédias. As enciclopédias e os documentários também foram entregues ao ex-Secretário Nacional do Consumidor, Arthur Luis Mendonça Rollo.

A produção do material inédito foi liderada pelo professor Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho, coordenador do Programa Balcão do Consumidor, vinculado à Faculdade de Direito da UPF. Ele ressalta que todo o material foi produzido, ao longo dos últimos quatro anos, com recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, e contou com o apoio da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon).

O professor Filomeno destacou que se trata de um material inédito produzido no Brasil que resgata toda a história da construção do movimento consumerista no país e que, certamente, servirá de fonte para diferentes pesquisas.