Extensão

Governador recebe produção inédita do Balcão do Consumidor

18/06/2019

19:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Itamar Aguiar

Visita ao governador Eduardo Leite ocorreu nesta terça-feira, 18 de junho

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recebeu a visita de representantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) e do programa de extensão Balcão do Consumidor da UPF, na tarde desta terça-feira, 18 de junho. O encontro contou com a presença do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, do diretor da Faculdade de Direito (FD), professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt, e do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), João Lopes Cunha. 



Os representantes da UPF entregaram ao governador uma produção inédita do Balcão do Consumidor com as enciclopédias “Movimento Consumerista Brasileiro volumes I, II e III” (Volume I - 25 anos do Código de Defesa do Consumidor; Volume II - Da atualidade à internacionalização; e Volume III -  Futuro, novas tecnologias, novas formas de resolução de conflitos), os documentários feitos pelo Balcão com a mesma temática das enciclopédias e toda a linha de educação para o consumo do Tchê Consumidor. “O governador ficou satisfeito em saber sobre o programa, especialmente, porque envolve uma universidade, uma faculdade de direito e estudantes na solução de conflitos de forma extrajudicial. O governador também reafirmou a parceria do governo do estado por meio do Procon/RS”, revelou o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF.



O Balcão do Consumidor é um programa de extensão da Faculdade de Direito da UPF e funciona no Campus III, em Passo Fundo, e conta com unidades nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Soledade e Sarandi. O objetivo é trabalhar a mediação nas relações de consumo.  Só em Passo Fundo, mais de 92 mil pessoas foram atendidas pelo programa. “É um trabalho pioneiro da Faculdade de Direito da UPF na defesa do consumidor, por meio dos balcões, e que se tornou referência nacional na defesa do consumidor e na solução de conflitos na forma extrajudicial, colaborando para desafogar o judiciário. Existem balcões em outras instituições no Estado, mas nenhum deles realiza o trabalho que o Balcão da UPF desempenha em Passo Fundo e região”, destacou Rogerio da Silva.



A agenda com o governador foi intermediada pelo deputado estadual, Pedro Westphalen, que não pôde comparecer ao encontro.

Saiba mais sobre o Balcão do Consumidor no site www.upf.br/balcaodoconsumidor.