Extensão

Educação para o consumo é tema de atividades especiais na UPF Casca

23/05/2019

10:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A UPF Casca,  por meio do Balcão do Consumidor, programa de extensão da Faculdade de Direito, realiza, até o dia 24 de maio, diversas atividades alusivas ao Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. As ações são desenvolvidas por estagiários do Balcão do Consumidor, juntamente com a coordenadora, professora Me. Nadya Tonial.

As atividades iniciaram no dia 17, quando foi explanado a respeito do surgimento da data, instituída pela ONU, e de seu objetivo de promover uma reflexão sobre a atual realidade da sociedade de informação, em um contexto no qual a internet possibilita um fluxo contínuo de informações a qualquer pessoa que disponha de um equipamento de informática e de um meio de conexão.

De acordo com a professora Nadya, a data busca promover uma reflexão sobre o papel das telecomunicações nas relações sociais e de consumo, bem como sobre a importância da expansão das informações, auxiliando na efetivação das vertentes da democracia. Para tanto, foi realizada uma exposição com dicas a respeito das relações de consumo nas telecomunicações, que permanecerá aberta ao público até o dia 24 de maio. 

O acadêmico Edgar Luiz Boeira, estagiário do Balcão do Consumidor, destacou a importância do tema abordado no projeto. “Os canais de telecomunicações representam um instrumento de concretização do direito à informação, que se afigura como um pilar do Estado Democrático de Direito, e se constituem como um elemento essencial para o efetivo exercício da cidadania”, destacou.

Já a estudante Giovana Rorhbek Tunini, que também atua como estagiária do Balcão do Consumidor, pontuou a importância de se falar sobre o assunto na atualidade. “O tema ressalta a importância do direito à informação por meio das telecomunicações, ressalvando as manifestações inapropriadas, que se dão através de fake news. Além disso, o assunto em questão proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de aprofundar conhecimento, incentivando a utilização cautelosa dos meios telecomunicativos”, frisou.

Serviços para a comunidade
O Balcão do Consumidor da UPF Casca está localizado na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial). 

O atendimento ao público é realizado de forma gratuita, todas as tardes, das 13h30min às 17h30min. Informações pelo telefone (54) 3347-1157 ou pelo e-mail balcaocasca@hotmail.com.