Ensino

Curso de Direito da UPF Casca promove nova edição do Direito em Vídeo

16/08/2019

16:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de Direito da UPF Casca realizou, na última terça-feira, 13 de agosto, mais uma edição do projeto de extensão Direito em Vídeo. O projeto visa ao estudo e à reflexão de temas que versem acerca da transversalidade que engloba o curso, por meio da exibição de filmes e documentários com diferentes temas. A atividade envolveu os acadêmicos do nível VI, na disciplina de Direito do Consumidor, ministrada pelo professor Franco Scortegagna. 

O tema abordado nesta edição tratou das questões de relações de consumo. Para isso, o documentário escolhido foi “Movimento consumerista brasileiro”, que trata da história do movimento consumerista que culminou na elaboração do Código de Defesa do Consumidor. O documentário é uma produção do programa de extensão da Faculdade de Direito da UPF Balcão do Consumidor. 

O objetivo da atividade foi o de compreender a história do direito do consumidor no Brasil, contextualizando-o como direito fundamental, provocando discussões pertinentes ao surgimento e à aplicação das normas consumeristas. A ação teve, também, o propósito de analisar o momento histórico vivido no Brasil quando da publicação do Código de Defesa do Consumidor e, por fim, analisar a atuação do programa Balcão do Consumidor na realidade de defesa dos consumidores na região de Casca. 

Após o documentário, os acadêmicos realizaram um debate, que envolveu aspectos do filme trazidos à realidade de hoje, e também outras polêmicas que envolvem o tema.