Extensão

Balcão do Consumidor de Casca realiza atividades de educação para o consumo

11/06/2021

10:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade é realizada em parceria com a Rádio Vila Maria FM. Dicas e orientações farão parte da programação da emissora

O Balcão do Consumidor da UPF Casca, programa de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), tem como um de seus objetivos centrais a educação para o consumo. Visando cumprir com a missão de promover cidadania, o Balcão realizou uma parceria com a Rádio Vila Maria para produção e divulgação de orientações nas relações de consumo. O lançamento do projeto na Rádio Vila Maria FM contou com a presença da coordenadora do Balcão, professora Me. Nadya Tonial, e do diretor do Campus Casca, Me. Henrique Bertosso.

A equipe do Balcão do Consumidor de Casca produziu material com orientações e dicas referentes aos direitos do consumidor e realizou a gravação desse material. O conteúdo será editado pela Rádio Vila Maria FM e será veiculado na programação da emissora. O material, composto de 24 dicas, foi gravado pelos estagiários do Balcão do Consumidor de Casca, Érica, Louis e Lucas, bem como pelas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Direito, Jovana De Cezaro e Leticia Spagnolo. 

De acordo com a professora Nadya, o objetivo é divulgar os direitos do consumidor, repassar informações sobre a configuração da relação de consumo, direitos fundamentais do consumidor, bem como explanar sobre o comércio eletrônico. “Além disso, foi explicado o funcionamento do Balcão do Consumidor, bem como colocado o mesmo à disposição de todos para auxiliar em eventuais problemas ou dúvidas”, pontua.

O diretor do Campus Casca, Me. Henrique Bertosso, destacou a importância da parceria e de trabalhos conjuntos que levam informações e conhecimento para a comunidade. “Estamos felizes em poder apoiar esta parceria entre o Balcão do Consumidor de Casca e a Rádio Vila Maria, pois coloca em prática o espírito da extensão universitária, além de beneficiar a comunidade. As ações realizadas pelo curso de Direito em Vila Maria são importantes, observando que a UPF Casca recebe muitos estudantes de municípios desta região”, observou.

Jovana De Cezaro, mestranda que participou do projeto, ressaltou a necessidade da atuação do Balcão frente aos desafios das relações de consumo. “Inúmeras foram as atividades realizadas pelo Balcão do Consumidor a fim de conscientizar o público sobre a necessidade da educação para o consumo face à realidade vivida pela atual sociedade e agradecemos a Rádio de Vila Maria por mais essa oportunidade”, disse.

O Balcão
O Balcão do Consumidor UPF Casca está localizado na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial). O atendimento ao público é realizado de forma gratuita, todas as tardes, das 13h30min às 17h30min. Informações pelo telefone (54) 3347-1157 ou pelo e-mail balcaocasca@hotmail.com.