Extensão

Balcão do Consumidor de Casca promove atividades de educação ambiental

23/09/2021

14:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A educação para o consumo também envolve a educação ambiental. Desse modo, com a passagem do Dia da Árvore, lembrado em 21 de setembro, o Balcão do Consumidor da UPF Casca promoveu duas ações junto à comunidade para incentivar a reflexão e a conscientização da preservação do meio ambiente.

Ação realizada na UPF Casca

A primeira aconteceu em Casca (RS), na terça-feira (21), em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente do município. A equipe do Balcão realizou, no rol de entrada da UPF Casca, a distribuição de mudas de árvores nativas, recebidas em doação do viveiro municipal.
 
A segunda foi realizada na cidade de Paraí (RS), na quarta-feira (22), em conjunto com a Agência do Sicoob. Na oportunidade, representantes do Balcão do Consumidor fizeram a distribuição de mudas de árvores nativas, chás e temperos, adquiridas pelo Sicoob, em frente a agência.

No total de ambos os projetos, foram distribuídas mais de 200 mudas, o que enfatiza a importância da preservação das árvores, que são essenciais para a manutenção da vida humana na Terra, bem como da inserção comunitária da UPF na cidade de Casca e região.

Segundo a coordenadora do Balcão do Consumidor de Casca, professora Me. Nadya Tonial, as atividades tiveram por escopo a reflexão acerca da importância da conservação dos recursos naturais. “A distribuição de mudas foi um ato simbólico, tendo o propósito de estimular a conscientização de todos para a necessidade de adoção de posturas ecologicamente corretas, e tendo em vista a preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Esses projetos são desenvolvidos anualmente pelo Balcão do Consumidor Casca, desde o ano de 2016, na cidade de Casca, o que revela a preocupação com a educação ambiental nas relações de consumo”, comentou.

Práticas que contribuem com o meio ambiente e a vida humana
As ações contaram com o envolvimento de estudantes da UPF, dentre eles, os estagiários do Balcão do Consumidor, Louis Girelli e Erica Balbinot, que referiram a alegria de participar dessas atividades e promover a educação ambiental junto à comunidade, destacando a adesão do público ao evento.

Em Paraí, atividade teve o apoio da agência do Sicoob

Além deles, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito) e colaboradora do projeto, Jovana De Cezaro, enfatizou que a ideia principal foi destacar a importância que a natureza tem para a vida humana, uma vez que todos os seres humanos fazem parte dela.

A professora Nadya destacou a relevância da atividade realizada no Dia da Árvore para a formação de indivíduos conscientes e preocupados com a realidade social. Ela também ressaltou a realização de projetos em parceria, o que revela a inserção comunitária da UPF. “Agradecemos ao Sicoob Agência de Paraí e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Casca pela oportunidade de trabalharmos juntos no Dia da Árvore e promovermos o acesso da população aos projetos de extensão da Faculdade de Direito da UPF, em especial em tema relevante que envolve a sustentabilidade ambiental”, disse.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Casca, Jefferson Raddin, mencionou a importância de projetos como esse, em que o município, em parceria com o Balcão do Consumidor da UPF, uniu forças para o desenvolvimento de um projeto comum. Ainda, se colocou à disposição para projetos futuros e afirmou que foi uma satisfação fazer parte desta iniciativa.

O gerente da Agência Sicoob de Paraí, Eliseu da Silva, falou que a Sicoob é uma instituição financeira cooperativa, voltada ao desenvolvimento econômico e social das pessoas e da população por meio de soluções e práticas sustentáveis que promovam a justiça e educação financeira. Também salientou que a Cooperativa, recém chegada em Paraí, carrega consigo a bandeira da sustentabilidade, da preservação ambiental, do cuidado com o meio ambiente e proteção das águas. “Através da parceria Sicoob, UPF e Balcão do Consumidor Casca, nos unimos em prol do Dia da Árvore, distribuindo mudas nativas e medicinais à toda população. Ações como essa visam destacar a importância de atitudes que mudam nosso futuro e garantem a sustentabilidade de nosso planeta, assim como nossa qualidade de vida. Plantar uma árvore é um ato de amor, doação, de vida”, afirmou.
 
Leticia Spagnollo, colaboradora do Sicoob e mestranda do PPGDireito UPF, relatou que a sustentabilidade faz parte das práticas da agência. “Há mais de 10 anos, hasteamos a bandeira da sustentabilidade, da preservação ambiental e do cuidado com o meio ambiente. Enquanto instituição financeira, o olhar para comunidade e para o meio ambiente onde estamos inseridos é de extrema importância.”

O evento também contou com a participação dos mascotes Sicoobito e Tchê Consumidor. 

Balcão em Casca
O Balcão do Consumidor está localizado na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial). O atendimento ao público ocorre, de forma gratuita, no período da tarde, das 13h30min às 17h30min, de modo presencial e também por e-mail ou chat das redes sociais.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail balcaocasca@upf.br, pelo número (54) 3347-1157 ou pelos chats das redes sociais do Balcão.