Extensão

Alunas do Creati participam de palestra sobre direitos e deveres dos idosos

29/05/2019

16:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Ação foi realizada em parceria com o Balcão do Consumidor e buscou esclarecer dúvidas sobre o estatuto do idoso e o Código de Defesa do Consumidor

O Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Creati) e o Balcão do Consumidor, vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), promoveram, na tarde desta quarta-feira, dia 29 de maio, uma palestra com o tema “Direitos e deveres da pessoa idosa”. A ação reuniu as alunas do Creati na sala 15 do Campus III, onde puderam aprender um pouco mais sobre questões como o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso. A palestra foi ministrada pelo orientador do Balcão do Consumidor, Franco Scortegagna.

O coordenador do Creati, Diego Piva, contou que essa atividade foi oferecida com o objetivo de promover conhecimento para as alunas e orientar em situações comuns, como as de golpes e problemas relacionados à contratação de serviços. “A gente ouve dos colegas do Balcão que o público que eles atendem é geralmente de pessoas idosas, por questões como golpes, alguns abusos comuns, como de operadoras de telefone, que acabam empurrando diversos planos. Esse conhecimento é importante, mesmo que eles não precisem, para que possam orientar um filho, o neto, algum amigo, e evitar esse tipo de situação”, destacou. 

Dados do Balcão do Consumidor colocam a população idosa em segundo lugar no número de relações. “É interessante nós abordarmos o Código de Defesa do Consumidor, as práticas comerciais ilegais que ocorre no dia a dia, inclusive o golpe do bilhete, a venda casada, os seguros. É importante que as pessoas saibam o que devem fazer na aquisição de produtos ou serviços, bem como o que está previsto no Estatuto do Idoso, como o fornecimento de medicamentos gratuitos, o acesso à justiça com trâmite preferencial, a compra de passagens e demais assuntos específicos”, explicou Scortegagna. 

Ainda de acordo com o palestrante, a população idosa é considerada hipervulnerável e outra questão que preocupa e que está se tornando comum é o superendividamento. “É um problema que estamos enfrentando e tem acontecido muito, principalmente porque as financeiras acabam oferecendo diversos empréstimos e, assim, comprometendo uma renda muito superior ao que a legislação autoriza, que é de 30% dos vencimentos”, completou.