Ciclismo

Ismael Vanin Giasson


Ismael Vanin Giasson é praticante de downhill, vertente do ciclismo de mountain bike. Filiado à Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), iniciou no esporte junto com amigos. Em 2017, o atleta sagrou-se campeão gaúcho de Downhill pela categoria juvenil. Também ficou no 4º lugar da categoria juvenil do Campeonato Sulbrasileiro de Downhill, na 7ª posição da categoria juvenil do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Downhill, e na 14ª colocação da categoria Cadetes (juvenil) do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike.

 

 

Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke


O ciclista Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke começou a praticar o esporte em 2014, ano em que, incentivado por amigos, participou de duas provas de mountain bike nas quais obteve boas colocações. No ano de 2017, ele sagrou-se vice-campeão no Desafio Planalto Médio de Mountain Bike pela categoria elite e obteve o 3º lugar na classificação geral. Também foi 4º colocado na etapa de estrada do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Junior e 6º colocado na categoria elite do 3º Desafio Integração Ciclismo de Estrada. O atleta ainda participou do Desafio Passo Fundo – Porto Alegre, no qual um grupo de atletas percorreu 285 km, do munícipio até a capital gaúcha.

 

Melissa Machado


Melissa Machado acompanha seu avô, Ricardo Machado, e a tia, Luana Machado, que também são ciclistas da UPF, desde muito cedo, e logo criou amor pelo ciclismo. Ela tem 12 anos e, como Ricardo, sempre organiza passeios ciclísticos e competições, acumulando conquistas desde os seus 4 anos de idade.

Sua primeira vitória em nível estadual foi na prova Desafios da Natureza, no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas, no ano de 2012. A ciclista também foi campeã da 1ª Copa Lagoa Bikers de Ciclismo, em 2013, e do Desafio Tapejara, em 2016. Melissa ainda venceu a Copinha UPF de Mountain Bike 2017, em Lagoa Vermelha, e, no mesmo ano, sagrou-se campeã do Desafio Ibiaçá. Já em 2018, venceu a Copa Soul de Mountain Bike Maratona, ocorrida em São Leopoldo.

Ricardo e Luana Machado


Os ciclistas Ricardo e Luana Machado contam com o apoio da UPF desde o início dos anos 2000. Das muitas conquistas de Ricardo ao longo desse tempo, têm destaque o bicampeonato pan-americano e o hexacampeonato brasileiro. Em 2017, o atleta obteve novos títulos: - Campeão do MTB 12 Horas. - Campeão da 2ª e 3ª etapas do Circuito SOUL de Mountain Bike. - Campeão da II Copa Lagoa UPF de Mountain Bike pela categoria Master C2. - Campeão da 2ª etapa do Campeonato Estadual de Mountain Bike Maratona. - Campeão da Taça Brasil de Mountain Bike Cross Country Olímpico. - Vice-campeão da Copa Internacional de Mountain Bike. - Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico. - 5º lugar no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, na modalidade Cross Country Olímpico. A filha de Ricardo, Luana, também tem uma longa carreira no ciclismo. Pentacampeã brasileira, campeã de provas internacionais – tais como o Ride Velo Mag, no Canadá, e o 30k, na Bolívia –, Luana Machado disputou provas como a ultramaratona Brasil Ride, na Bahia. Na competição, com percurso realizado em duplas, nas cidades de Mucugê e Rio de Contas, a atleta, juntamente com o companheiro Thiago Brito, ficou entre os cinco melhores colocados. Além disso, a ciclista venceu a Copa Lagoa UPF de Mountain Bike 2016 na categoria Elite Feminino, e o Desafio da Coxilha Rica, em Santa Catarina.