Literatura

Viva Josué!

08/01/2021

09:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Live musical, realizada na quinta-feira, 7 de janeiro, abriu as homenagens ao centenário do escritor Josué Guimarães

Uma live musical marcou o dia do aniversário do escritor gaúcho Josué Guimarães. No dia 7 de janeiro, comemorou-se os 100 anos de nascimento do autor, um dos maiores escritores da literatura brasileira do século XX. O curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu a live com os artistas Cássio Borges e Lari Acevedo no Acervo Literário de Josué Guimarães (Aljog), localizado na UPF, e que abriga mais de 8 mil itens relacionados ao escritor.

Unindo a literatura e a música, os artistas apresentaram um repertório que iniciou com O bêbado e a equilibrista, passando por A Palo Seco, Capitu, Vambora, Desconstrução, Admirável gado novo, entre outras ricas canções, e encerrou com Amor I Love You. Os artistas que cantaram os 100 anos de Josué também são alunos do curso de Letras da UPF.

Como definiu o coordenador do Aljog e um dos coordenadores das Jornadas Literárias de Passo Fundo, o professor da UPF, Dr. Miguel Rettenmaier, que mediou a live, o encontro foi “de conversa e de amor sobre aquilo que Josué amava: a palavra, a literatura e a música”. “Por ele os primeiros movimentos das Jornadas Literárias puderam acontecer, por ele somos Capital Nacional de Literatura. É muito difícil falar sobre Josué Guimarães. Eu prefiro sempre lembrar de uma expressão que Luiz Antonio de Assis Brasil colocou certa vez em uma Jornada de Literatura: ‘Josué foi o último escritor do século XX com biografia’. Isso significa que ele não escrevia apenas em uma rotina habitual de trabalho, ele vivia a história. É um sujeito muito importante para todos nós, para a literatura, para o jornalismo e para a política”, declarou Rettenmaier.

A live pode ser acessada aqui

Programação do centenário
Outras ações serão realizadas durante o ano em correalização entre a UPF, a L&PM, editora que alberga a obra do autor, a Secretaria de Cultura de Porto Alegre, representada pela Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, e o Governo do Estado, representado pelo Instituto Estadual do Livro (IEL).  
Confira as próximas atividades:
- Colóquio "100 Josué (1921/2021)" entre 3 e 7 de maio, on-line, pelas plataformas da UPF, com a participação de críticos e pesquisadores tanto da obra de Josué, quanto de aspectos relacionados a sua personalidade, como o jornalismo e a política. 
- “Tempos de Josué”, atividades mensais, preferencialmente no dia 7 de cada mês, com lives de leitores, amigos, professores sobre a literatura e a história de Josué Guimarães.