Projeto Arquivos em Foco

 

O projeto "Arquivos em foco" traz convidados para debater questões relativas a acervos, patrimônio documental, pesquisa em centros de documentação e demais temas referentes ao cotidiano das entidades. “A ideia do ‘Arquivos em Foco’ é divulgar os acervos, o cuidado com eles e os procedimentos para utilizar os fundos de documentos para pesquisa. 

1. Arquivos em Foco - O doutorando do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UPF) Anderson José Guisolphi discutirá como foi o processo para acessar os arquivos secretos do Vaticano para sua pesquisa de doutorado nos acervos de Roma. Sua pesquisa aborda a biografia de Dom Carlos Costa, um bispo da Igreja Católica Romana que foi excomungado em 1944, no Rio de Janeiro, em razão das suas ideias, já que era assumidamente comunista.



2. Arquivos em Foco - O fotógrafo, a fotografia, a cidade e a pesquisadora , 05 de junho , 19h30, A proposta da série de encontros Arquivos em foco é discutir temáticas relativas a guarda, conservação, difusão e metodologias de pesquisa com/em acervos. Durante a 3ª Semana Nacional de Arquivos, o IHPF, em parceria com o Arquivo Histórico Regional, desenvolverá um bate papo com a jornalista, fotógrafa, e historiadora Fabina Beltrami para debater a fotografia como documento.



3. Arquivos em Foco - O projeto Arquivos em Foco, em sua terceira edição, promoverá um debate com o historiador e arquivista Francisco Alcides Cougo Junior (UFSM) sobre “Teixeirinha 60 anos de sucesso: memória, história e patrimônio”. O tema foi tratado por Cougo Junior em sua dissertação de mestrado, intitulada “Canta meu povo: uma interpretação histórica sobre a produção musical de Teixeirinha (1959-1985)” (UFRGS, 2010), que abordou a produção musical de Vitor Mateus Teixeira (1927-1985) em seus mais de vinte anos de produção.  Em Arquivos em foco, o professor Francisco Alcides Cougo Junior tratará da importância das memórias, da história e da produção do cantor, e abordará as conexões desse patrimônio simbólico e cultural sulino.  



4. Arquivos em Foco - Viagem de estudos a Santa Maria/RS para conhecer os espaços, ações e projetos do curso de Arquivologia da UFSM e o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria. Também haverá visita técnica guiada ao Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria, em projeto afim com o realizado pelo AHR e IHPF, Projeto Museu a Céu Aberto.


5. O bate-papo O surgimento da imprensa em Passo Fundo: estratégias para uma história regional do jornalismo, que será realizado com a Mestra em História Cristiane Miglioranza, objetiva provocar a reflexão sobre a imprensa como fonte para a análise histórica e social, bem como sobre o papel dos arquivos na preservação, custódia e acesso às fontes periódicas. Tais reflexões serão pautadas pela exposição do contexto do surgimento e desenvolvimento da imprensa escrita em Passo Fundo, no final do século XIX e início do século XX.