Institucional

Divisão de Tecnologia da Informação

A DTI integra a Vice-Reitoria Administrativa e tem como principais atribuições o atendimento das necessidades e demandas dos diversos públicos da comunidade acadêmica relacionadas a planejamento, administração, atualização, desenvolvimento, implantação e manutenção de Sistemas de TI, redes de computadores e de comunicações de voz e dados da Universidade, por meio das suas seções.

Hoje a TI está presente em praticamente todos os outros setores e atividades da Instituição. Logo, esta divisão se preocupa em estar cada dia mais próxima e fazer da tecnologia uma real aliada nas atividades e na otimização dos recursos. Para facilitar esta comunicação e agilizar o atendimento, conta com um Guia de Atendimento, disponível na Intranet, que pode também ser acessado neste link.

Contato
Telefone: (54) 3316-8250
E-mail: chamados@upf.br

Seção de Sistemas e Processos

Esta seção trabalha em harmonia com duas frentes: Sistemas e Processos.

A área de Sistemas tem por objetivo produzir soluções tecnológicas que supram as necessidades do negócio e prezar pela continuidade das soluções existentes. Isso se dá a partir do desenvolvimento de sistemas e sites pela equipe interna e pela contratação e integração de soluções de terceiros. Esse trabalho se consolida pela constante busca de alinhamento com o planejamento estratégico da Instituição e com a execução de parcerias com as outras áreas de negócio.

Já a área de Processos procura disseminar a cultura da gestão de processos na instituição através da introdução dos conceitos de mapeamento dos fluxos de trabalho, transformação dos processos, implementação de melhorias e automação. Com isso, promovendo o gerenciamento, a otimização e a melhoria contínua dos processos.

Seção de Infraestrutura e Suporte

Esta seção trabalha com Infraestrutura e Suporte, está dividida em três áreas principais: a área de help desk e atendimento ao usuário; a área gestão da infraestrutura de TI e telecomunicações e os laboratórios de informática. 

A área de help desk e atendimento ao usuário é de responsabilidade da equipe de suporte e tem o objetivo de receber e encaminhar as demandas dos usuários finais dos recursos de TI. Essas demandas podem ser novas implementações de tecnologia ou equipamento, bem como registro de incidentes, que se trata de um mau funcionamento de um recurso de TI já existente. Esse setor também tem a incumbência de manter o funcionamento adequado dos equipamentos, bem como do seu inventário.

Já a área de infraestrutura e telecomunicações tem a atribuição de fazer a gestão técnica do ambiente de TI e telecomunicações, abrangendo links de comunicações, rede interna de dados, rede sem fio (WIFI), servidores e telefonia. As tarefas principais compõem-se da monitoração permanente desses recursos, bem como das atualizações e correções no ambiente que se façam necessárias.

E os laboratórios de informática tem por objetivo proporcionar recursos materiais em informática para os cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de qualificação profissional ministrados pela Universidade. A destinação de salas é priorizada ao ensino acadêmico de graduação e pós-graduação. O uso dos laboratórios de informática se aplica a/à: aulas prático/teóricas do ensino da informática; prática individual de conteúdos curriculares e extracurriculares; pesquisa, extensão e prestação de serviços a professores, funcionários e alunos; apresentação de produtos de informática; palestras, seminários, congressos e painéis sobre informática.

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