1. 16:54
  2. 23/02/2016
  3. Fundação UPF

Aula Magna com Terezinha Rios marca início do ano acadêmico na UPF

A Aula Magna que marca o início do ano acadêmico na Universidade de Passo Fundo (UPF) contou, neste ano, com a presença da professora da USP, Dra. Terezinha Rios. Promovida oela Vice-Reitoria de Graduação, a já tradicional programação teve como tema “A docência universitária como profissão: formação e ética”. Centenas de professores lotaram o Centro de Eventos no Campus I para prestigiar e refletir sobre a temática proposta e sobre o modo como a educação configura as sociedades e a própria humanidade.

Para a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, pensar sobre a formação e a ética relacionadas à profissão de professor é fundamental para que se consolide a formação continuada dos docentes da Instituição. “A Aula Magna faz parte do Programa de Formação Docente e marca o início do ano letivo com uma atividade permeada pela ciência e pelo conhecimento, mas também pelas relações, pela integração e pelas relações afetivas, porque nós somos super-humanos e o melhor jeito de começar um trabalho é começar pelas pessoas e pelas relações, fortalecendo a formação de nossos professores”, destacou a vice-reitora. A professora enfatizou ainda que, além da Aula Magna, o Programa de Formação Docente promove diversas atividades ao longo do ano. Todas elas implicam um benefício duplo, eis que têm impacto na qualificação dos professores e na formação dos acadêmicos.

O reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, destacou durante a mensagem de boas-vindas aos professores a atual situação brasileira e ressaltou os esforços da Universidade e o comprometimento da comunidade acadêmica para superar esses obstáculos. “Portanto, em que pese a crise, vamos continuar trabalhando, produzindo conhecimento, gerando riqueza, renda, emprego e sobretudo promovendo a formação de cidadãos éticos e socialmente responsáveis para permanecermos contando a nossa história de sucesso”, pontuou. O professor José Carlos também fez referência a importantes conquistas da Instituição, como o recebimento do selo OAB Recomenda, pelo curso de Direito, que, em 2016, completa 60 anos de instalação, e a aprovação dos novos doutorados, em Odontologia e em Engenharia Civil e Ambiental, e do novo mestrado, em Ciências Ambientais. Com a aprovação, a UPF passa a ter seis doutorados e 15 mestrados. “Todas essas conquistas são reais e fruto do dedicado trabalho dos nossos professores”, reforçou.

Competência profissional
A professora Terezinha Rios falou sobre “A docência universitária como profissão: formação e ética” e ressaltou a importância dos professores universitários. Ela abordou a importância da competência do professor em diferentes dimensões. A técnica, que diz respeito ao domínio do conhecimento, à exigência de um saber sólido e de formas de socialização desse saber. A estética, que remete à exigência da sensibilidade no trabalho do professor e ao reconhecimento do outro como pessoa. “A relação professor-aluno é uma relação pessoa-pessoa, é uma relação eu-outro. O aluno é diferente de mim, mas é igual a mim enquanto pessoa, e tenho que ter sensibilidade para reconhecer isso”, exemplificou. A competência na dimensão política também foi destacada pela professora. Conforme ela, não basta o professor conhecer a disciplina e o aluno se ele não conhecer o contexto em que ambos  relacionam.

A dimensão ética
A professora também enfatizou a importância da dimensão ética, a qual chamou de dimensão fundante da competência profissional. “Não adianta eu saber bem, eu conhecer o aluno, eu ter informações sobre o contexto, se eu não tenho um compromisso com a construção do bem comum. Ao miolo da ética é o que chamamos de bem comum, de dignidade humana, com a possibilidade de uma vida digna para todos. O trabalho do profissional tem que contribuir para isso ou então ele não é competente”, argumentou.

Aula Magna
A Aula Magna contou também com a presença da presidente da Fundação UPF, professora Maristela Capacchi; do secretário municipal de Saúde, Edemilson Brandão, que representou o prefeito Luciano Azevedo; do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barecellos; da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, e do vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior, além de coordenadores de curso e diretores dos campi e de unidades acadêmicas. A abertura contou com a apresentação do Coro Universitário, projeto de extensão da UPF. Os professores também foram convidados a participarem do abaixo-assinado organizado pelos Coredes Produção e Norte, organizado com o propósito de solicitar melhorias para as BRs 153 e 285.