O curso compreende a formação de docente para o ensino básico (fundamental e médio) de Geografia, por meio de uma matriz curricular sólida e moderna. Propõe disciplinas que englobam: conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos, que fundamentam a educação e suas articulações com os sistemas, escolas e práticas educacionais; conteúdo específicos da área, que atendem o domínio da ciência geográfica; e estágios supervisionados em situação real de trabalho na escola. A qualificação profissional com autonomia intelectual é o nosso principal objetivo, por isso conta com um corpo docente qualificado, constituído de professores mestres e doutores.

O licenciado em Geografia tem na docência na educação básica (ensino fundamental e médio) seu principal e legítimo campo de trabalho. Assim poderá atuar em escolas públicas, privadas, institutos federais (ensino médio) e cursos preparatórios.

 

Você preparado!

O curso híbrido em rede está estruturado em módulos identificados por temas geradores, que os nomeiam, e constituídos por disciplinas que ocorrem dentro do período do bimestre, evitando o uso de sequência numérica. Cada bimestre equivale a um módulo, sendo ofertados dois módulos ao semestre e quatro ao ano. Utilização da Plataforma Google Meet e Moodle.

 

Você seguro!

As aulas síncronas ocorrerão na plataforma Google Meet e as aulas assíncronas no Moodle. Também ocorrerão aulas presenciais nos Estágios Supervisionado I e II.

 

Você capacitado!

O perfil do egresso pressupõe o aperfeiçoamento dos sentidos para viver e compreender o mundo, paralelamente à instrumentalização teórico-metodológica para a prática profissional, compreendendo o ensino como imprescindível à formação de cidadãos críticos e participativos com capacidade de apreender a dinamicidade da realidade. Considerando, especialmente, a dinâmica atual das transformações pelas quais o mundo passa, com as novas tecnologias, os novos recortes espaciais e temporais e o instantâneo e o simultâneo nas complexas interações entre o global e o local. Isso tudo afeta a vida das sociedades, exigindo da Geografia novos caminhos teóricos e metodológicos.

Quer saber os diferenciais do ensino híbrido? 

Imersão

  • O aluno do curso de Geografia poderá atuar em projetos de extensão vinculados especialmente em a assessorias de formação continuada de professores e através de atendimentos nas escolas do ensino básico aos alunos através de oficinas e atividades prática e de campo.
  • Na pesquisa pode participar de projetos e vivenciar a investigação científica, possibilitando constituir-se um professor pesquisador.


Flexível

  • O aluno pode flexibilizar seu curricular através de disciplinas eletivas e de tópicos especiais, elegendo temas de seu interesse, atividades complementares que ampliam seu conhecimento com experiências e vivências acadêmicas, dentro ou fora da Instituição, computadas para efeito de integralização curricular.
  • Os módulos são independentes e com temas geradores, evitam a necessidade de sequência numérica.


Multidisciplinar

  • Sua formação multidisciplinar abrange disciplinas das ciências humanas e sociais, da educação e do ensino de Geografia e das Geotecnologias. Tais disciplinas permitem-lhes uma formação solida com visão crítica e criativa do mundo, com respeito a dignidade da pessoa humana, comprometida com os ideais de uma sociedade democrática e plural.

Tenho Interesse

Receba informações sobre as formas de ingresso na UPF