Notícias UPF

Docente da UPF participa de eventos da área de Química em Bento Gonçalves

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) foi representada no comitê organizador do XIV Simpósio Latino-Americano de Química Analítica Ambiental (LASEAC), do IX Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb) e do Workshop sobre Avanços Recentes no Preparo de Amostras (WARPA). Os eventos foram realizados de 6 a 8 de novembro, em Bento Gonçalves (RS), e contaram com a participação da professora do curso de Química, Dra. Clóvia Marozzin Mistura, que, além de atuar na organização das atividades, participou da comissão científica, sendo uma das avaliadoras de trabalhos.

No XIV LASEAC, a docente apresentou o trabalho “Applied MW assisted SnFe2O4/H2O2 catalysis for hospital wastewater NPOC/TN removal” (“Catálise heterogênea com SnFe2O4/H2O2 assistida por micro-ondas, aplicada para remoção de Nitrogênio, Fósforo e Carbono Orgânico em efluentes hospitalares”). Os estudos foram desenvolvidos em cooperação com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além da professora da UPF, os autores da pesquisa são as acadêmicas de pós-graduação em Santa Maria, Yasmin Vieira e Jandira Leichtweis, e o orientador é o professor Dr. Edson Foletto.

Os eventos foram organizados pela Rede para a Análise da Qualidade Ambiental na América Latina (RACAL) e da Associação Internacional de Química Analítica Ambiental (IAEAC). “Foi um importante fórum para discussão dos avanços na ciência e contou com mais de 500 participantes da área de análises”, comentou Clóvia.

O próximo evento acontece na Argentina e será organizado pelas universidades do país vizinho.