Especialização em Tendências e Inovações no Ensino de Matemática com foco na BNCC Especialização em Tendências e Inovações no Ensino de Matemática com foco na BNCC

O curso na UPF

Homologada em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca a formação integral e aprendizagem essencial do estudante, garantindo um ensino comum a todos os brasileiros. Diante dessas mudanças educacionais, o processo de ensino aprendizagem da matemática na educação básica tem se transformado em uma tarefa complexa e desafiadora para os profissionais de ensino.

A Matemática tem um papel social importante na inclusão das pessoas na sociedade.

Ensinar Matemática é fornecer instrumentos para o homem atuar no mundo de modo mais eficaz, formando cidadãos comprometidos e participativos. O avanço na tecnologia e as rápidas mudanças sociais impedem que se faça uma previsão exata de quais habilidades são úteis para preparar um aluno, logo, é necessário educar para resolver situações novas com habilidades de resolver problemas, criatividade, iniciativa e autonomia (Groenwald; Timm, 2000).

Segundo Micotti (1999) até pouco tempo ensinar era simplesmente transmitir informações, no entanto, as ideias pedagógicas mudaram e a aprendizagem precisa extrapolar a sala de aula, é necessário que o aluno consiga aplicar seus conhecimentos na vida em benefício próprio e da sociedade. Ainda segundo a autora educar é a principal função da escola, porém as mudanças no modo de ensinar determinam os resultados obtidos. Diante desse cenário, a Pós Graduação em Tendências e Inovações no Ensino de Matemática com foco na BNCC, vem fornecer aos professores e aos gestores uma atualização teórica e pedagógica a fim de capacitá-los para as mudanças que serão implementadas nos próximos anos.

Objetivos da especialização

Proporcionar aos profissionais da educação suporte para que possam absorver as mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular e construir caminhos para o desenvolvimento das competências.

Objetivos Específicos

- Oferecer uma atualização pedagógica aos professores de Matemática e áreas afins.
- Capacitar os profissionais para utilizar em sala de aula as tecnologias existentes, bem como novas metodologias de ensino.
- Conceder um aprofundamento teórico, prático e construir caminhos para o desenvolvimento das competências e habilidades propostas na BNCC.
- Conhecer e compreender os processos de avaliação baseados em conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, a fim de colocá-los em prática em sala de aula.

Público-alvo

Área de atuação: Profissionais da área da Educação licenciados em Matemática, Ciências, Física; ou ainda profissionais das áreas afim.

Graduação em: Licenciatura em Matemática, Física ou Ciências; ou ainda professores de áreas afins.

Interesses: Tendências e inovações no ensino de Matemática com foco na Base Nacional Comum Curricular.

Coordenação

Dra. Vanessa Dilda - dilda@upf.br
Me. Adriano Pilla Zeilmann - zeilmann@upf.br

Funcionamento

• Local: Campus I Passo Fundo - Instituto de Ciências Exatas e Geociências 
• Aulas: Semanal – Sexta-feira de noite e sábado de manhã
• Período: 9 meses 

Contato

Telefone: (54) 3316-8345
E-mail: pos.iceg@upf.br