Homologada em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca a formação integral e aprendizagem essencial do estudante, garantindo um ensino comum a todos os brasileiros. Diante dessas mudanças educacionais, o processo de ensino aprendizagem da matemática na educação básica tem se transformado em uma tarefa complexa e desafiadora para os profissionais de ensino.
A Matemática tem um papel social importante na inclusão das pessoas na sociedade.
Ensinar Matemática é fornecer instrumentos para o homem atuar no mundo de modo mais eficaz, formando cidadãos comprometidos e participativos. O avanço na tecnologia e as rápidas mudanças sociais impedem que se faça uma previsão exata de quais habilidades são úteis para preparar um aluno, logo, é necessário educar para resolver situações novas com habilidades de resolver problemas, criatividade, iniciativa e autonomia (Groenwald; Timm, 2000).
Segundo Micotti (1999) até pouco tempo ensinar era simplesmente transmitir informações, no entanto, as ideias pedagógicas mudaram e a aprendizagem precisa extrapolar a sala de aula, é necessário que o aluno consiga aplicar seus conhecimentos na vida em benefício próprio e da sociedade. Ainda segundo a autora educar é a principal função da escola, porém as mudanças no modo de ensinar determinam os resultados obtidos. Diante desse cenário, a Pós Graduação em Tendências e Inovações no Ensino de Matemática com foco na BNCC, vem fornecer aos professores e aos gestores uma atualização teórica e pedagógica a fim de capacitá-los para as mudanças que serão implementadas nos próximos anos.
Proporcionar aos profissionais da educação suporte para que possam absorver as mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular e construir caminhos para o desenvolvimento das competências.
- Oferecer uma atualização pedagógica aos professores de Matemática e áreas afins.
- Capacitar os profissionais para utilizar em sala de aula as tecnologias existentes, bem como novas metodologias de ensino.
- Conceder um aprofundamento teórico, prático e construir caminhos para o desenvolvimento das competências e habilidades propostas na BNCC.
- Conhecer e compreender os processos de avaliação baseados em conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, a fim de colocá-los em prática em sala de aula.
Área de atuação: Profissionais da área da Educação licenciados em Matemática, Ciências, Física; ou ainda profissionais das áreas afim.
Graduação em: Licenciatura em Matemática, Física ou Ciências; ou ainda professores de áreas afins.
Interesses: Tendências e inovações no ensino de Matemática com foco na Base Nacional Comum Curricular.
Dra. Vanessa Dilda - dilda@upf.br
Me. Adriano Pilla Zeilmann - zeilmann@upf.br
• Local: Campus I Passo Fundo - Instituto de Ciências Exatas e Geociências
• Aulas: Semanal – Sexta-feira de noite e sábado de manhã
• Período: 9 meses
Telefone: (54) 3316-8345
E-mail: pos.iceg@upf.br