Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: práticas interdisciplinares - 1ª ed. Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: práticas interdisciplinares - 1ª ed.

A Educação Básica, a partir da publicação de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996; os Parâmetros Curriculares Nacionais de 2000 e 2002, as Orientações Curriculares Nacionais de 2006 e as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2013, vem recebendo uma sequência de orientações para uma contínua mudança no processo educacional, procurando tornar o ensino básico mais contextualizado, interdisciplinar, voltado para as tecnologias que estão inseridas na sociedade, oferecendo, assim, ao educando, condições de uma formação útil à realidade em que estes estão imersos, tornando-os mais aptos para o trabalho e o exercício da plena cidadania.

Nesse contexto, visando à formação continuada dos professores que estão atuando na rede de ensino básico, incentiva-se a utilização de cursos de aprimoramento e aperfeiçoamento das práticas educacionais, proporcionando, com isso, a possibilidade de melhorarmos a Educação Básica de nosso país.

Assim, o curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias tem sua importância justificada diante da necessidade de contribuir para a formação de profissionais atuantes na área das ciências da natureza, em uma perspectiva interdisciplinar, contextualizada e atualizada às tecnologias que permeiam a escola e a sociedade, tornando-os aptos para os desafios que as novas realidades educacionais impõem.

Objetivos da especialização

  • Oportunizar a qualificação dos profissionais da Educação Básica na área das ciências da natureza, integrando os conhecimentos científico-tecnológicos, junto dos contextos sociais e históricos, com as estratégias e as ferramentas educacionais que contribuem para a melhoria do processo de ensino nas escolas.
  • Qualificar professores da Educação Básica para o desenvolvimento de visão de ensino contextualizado e interdisciplinar.
  • Proporcionar discussões acerca da necessidade de formação não só científica e tecnológica, mas, sim, com perfil ético e cidadão, pautado pela responsabilidade social.
  • Possibilitar ações que integrem o uso de estratégias de ensino, bem como o uso de novas ferramentas para a melhoria do processo de aprendizagem.
  • Proporcionar a inserção dos professores da Educação Básica à prática da pesquisa e da divulgação científica, por meio da elaboração de artigos científicos.
  • Incentivar às práticas que permitam o envolvimento na comunidade em iniciativas e projetos que promovam a aproximação da ciência aos sujeitos, relacionando aos aspectos de qualidade de vida e do meio ambiente.

Público-alvo

O curso destina-se aos egressos dos cursos de graduação em Física, Matemática, Química, Biologia, Ciências e Engenharia, estendendo a possibilidade aos graduados em outros cursos, que tenham o interesse e a necessidade de uma formação interdisciplinar na área das ciências da natureza e suas tecnologias.

Coordenação

Dr. Jucelino Cortez
Dr. Lairton Tres

Funcionamento

Local: Iceg, prédio B2, Campus I, Passo Fundo
Aulas: aulas em regime quinzenal, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã (o cronograma está sujeito a alterações, dependendo da agenda dos professores).
Período: 18 meses

Contato

Telefone: (54) 3316-8345
E-mail: pos.iceg@upf.br