Notícias UPF

Estudantes participam da seletiva UPF para Maratona de Programação

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Jéssica França

O Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF) promoveu, na noite de segunda-feira, dia 27 de maio, a Seletiva UPF para Maratona de Programação 2019. A competição ocorreu no Laboratório Central de Informática (LCI), Campus I. A disputa reuniu acadêmicos dos cursos de Engenharia de Computação; Ciência da Computação; Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do campus Passo Fundo e Casca; e do Integrado UPF. 

A seletiva tem o propósito de habilitar os estudantes a representarem a UPF na Primeira Fase da Maratona de Programação da SBC, que irá ocorrer no dia 14 de setembro. “Neste ano, vamos fazer a primeira fase da Maratona de Programação aqui em Passo Fundo, em comemoração aos 35 anos do curso de Ciência da Computação. Adiantamos a seletiva, para que consigamos preparar melhor os estudantes e inscrever as equipes”, explicou o coordenador da Maratona, professor Dr. Marcelo Trindade Rebonatto. 

Mais de 40 alunos participaram da seletiva, com o objetivo de resolver problemas por meio da linguagem de programação. “A seletiva é similar à prova da Maratona de Programação, na qual os participantes tem que resolver problemas. A capacidade de ver a problemática e tentar um código, um programa eficiente que resolva esse problema e ter a solução diversificada é o objetivo”, destacou o professor. 

Contando com o apoio da Associação Atlética Alunos do Iceg e de parceiros, os estudantes que conquistaram as primeiras colocações receberam premiações. Para os alunos, mais do que um desafio, a seletiva oferece a oportunidade de aprendizado. “A Maratona é bem interessante, acho que é uma boa experiência para mim, que estou começando”, disse o estudante do 1º nível do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Daniel de Almeida. 

Maratona de Programação 
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde 1996. Nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso. Neste ano, o evento está em sua 24 ª edição.