Notícias UPF

“Irei levar o nome da nossa instituição para o mundo”

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Acadêmico do curso de Letras da UPF, João Augusto Reich da Silva fará intercâmbio na Universidade de Coimbra, em Portugal, a partir de setembro

Realizar um intercâmbio permite que o estudante se qualifique profissionalmente e amplie sua visão de mundo por meio do contato com outras culturas. Essa experiência será vivida pelo acadêmico João Augusto Reich da Silva, do curso de Letras – Português, Inglês e Respectivas Literaturas da Universidade de Passo Fundo (UPF), que fará intercâmbio na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Natural de Viadutos (RS), mas atualmente residindo em Marau (RS), Silva vivenciará esse importante momento após ter sido selecionado no Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades, modalidade oferecida pela UPF. Ele viaja para Portugal no início de setembro deste ano e deve retornar em fevereiro de 2020, período correspondente ao segundo semestre acadêmico europeu. “É um privilégio poder ser agraciado com essa bolsa de estudos, que foi fundamental para a realização do tão sonhado intercâmbio”, comenta.

Na opinião do estudante, a UPF foi de extrema importância nesta etapa de sua vida. “Reconheço a oportunidade como uma honra, pois irei levar o nome da nossa instituição para o mundo, tarefa de responsabilidade que terei prazer em cumprir. Para mim, essa é também uma forma de reconhecer o que venho desenvolvendo na Universidade desde que ingressei na faculdade, no início de 2016, trabalho que só foi possível devido a todas as experiências de desenvolvimento (pessoal e profissional) que a UPF oferece aos acadêmicos e das quais pude participar, como palestras, projetos de pesquisa e de extensão, eventos, entre outros”, relata Silva.
 
Ainda, segundo ele, participar de um intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra, reconhecida como uma das melhores do mundo, só foi possível graças a um conjunto de fatores. “Dentre eles, destaco a qualidade de ensino da Universidade de Passo Fundo, em especial, do curso de Letras, no qual sempre me senti acolhido e pude contar com professores altamente qualificados, que me ofereceram os conhecimentos necessários para chegar até aqui”, finaliza.