Notícias UPF

Obra de Ferenczi e Winicott é tema de conferência na UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, no dia 5 de abril, a “Conferência sobre a obra de Ferenczi e Winicott: análise de adultos na língua da infância”. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Odontologia (FO), Campus I da UPF. 

Participaram do evento a diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Dra. Patrícia da Silva Valério; a representante da coordenação do curso, professora Me. Marisa Canello Kuhn; a coordenadora do evento, professora Me. Helenita Ferrari; além de acadêmicos, profissionais e demais docentes da Universidade. 

De acordo com a professora Helenita, o encontro acrescenta muitos questionamentos e conhecimentos aos participantes. “Temos aqui no auditório estudantes que estão em contato com pessoas, pacientes, teóricos, estamos aqui com grandes cabeças pensantes do IFCH, professores e colegas queridos, e sabemos que isso resulta em muita inquietação e que é com ela que a gente progride e que a que a ciência se abastece”, comentou.

A conferência contou com a presença da autora da obra “Ferenczi e Winicott: análise de adultos na língua da infância”, escritora Luiza Moura, que relatou um pouco de sua trajetória profissional e o processo de produção do livro. “O texto do Winicott a gente não consegue perder de vista. A grande contribuição da obra dele é a ideia de dependência absoluta. Quando conseguimos aprender, compreendemos – mesmo que por um tempo – qualquer texto dele”, comentou Luiza.  A conferência também contou a debatedora professora Me. Suraia Estacia Ambrós. 

O grupo de Musicografia Braille, vinculado à Vice-Reitoria da Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, realizou uma apresentação no evento.